A Paraíba apresentou o melhor índice do Brasil em segurança sanitária no retorno às aulas presenciais, de acordo com um estudo realizado pela Rede de Pesquisa Solidária.
O levantamento levou em consideração todas as medidas que foram adotadas pelos gestores municipais e estaduais para garantir a segurança dos estudantes, professores e servidores no retorno das aulas presenciais nas escolas de todo o Brasil.
O estudo foi divulgado pelo jornal Folha de São Paulo e no pódio deste ranking ainda aparecem os estados do Ceará e Pernambuco.
Dos 10 estados brasileiros melhores colocados no ranking, o Nordeste aparece em seis posições, conforme tabela abaixo.
Os pesquisadores analisaram decretos, portarias e comunicados oficiais dos governos estaduais e das prefeituras das capitais e criaram um Índice de Segurança do Retorno às Aulas Presenciais para avaliar e comparar as escolhas feitas pelos gestores nas várias unidades da Federação. O índice varia de 0 a 100. Quanto maior a nota, mais próximas as políticas estão das recomendações internacionais. A Paraíba alcançou a marca de 62 pontos, Ceará teve 61 e Pernambuco 60.
Fonte: Da Redação do NE9, com a Secom-PB