O Nordeste é destaque quando se fala em educação no Brasil. Para além da região que tem as maiores notas mil na redação do Enem, é aqui que lidera as avaliações da educação brasileira.
De acordo com informações do Uol retirados do Censo Escolar 2022, quando se fala em ensino integral, os estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba se destacam proporcionalmente com maior número de estudantes matriculados.
Ao mesmo tempo, outro ponto importante da região é a progressão na educação básica. Os dados do Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasil), da Comunidade Educativa, revelam que a cidade cearense de Sobral tem o maior indicador do Brasil. A princípio, o cálculo inclui o nível de aprendizagem, estrutura de escolas e formação de professores.
A região ainda tem 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do país, segundo dados de 2021 do Ideb (Índice Nacional de Educação Básica). Só no Ceará estão 87 delas. As outras 10 ficam em Alagoas e Pernambuco.
Outros números que destacam quando se fala em educação é a proporção de alunos do ensino médio em escolas de educação integral (62,5%) em Pernambuco. Já no Ceará se destaca neste mesmo quesito no ensino fundamental (41%). A capital do Piauí, Teresina, é líder no desempenho de alunos do 5º e 9º ano da rede pública entre as capitais.
Isso tudo sem falar que o Ceará criou um programa inovador de alfabetização, o PAIC (Programa de Alfabetização da Idade Certa), que é referência nacional. Os criadores desse programa hoje estão no Governo Federal implantando essa iniciativa para todo o país.