Desde a última terça-feira, o Nordeste brasileiro está sob a ameaça de chuvas intensas devido a uma configuração preocupante da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Essa condição, que apresenta uma banda dupla de nebulosidade, é motivo de especial preocupação. Em especial, para os estados litorâneos da região, que já enfrentam um período prolongado de precipitações intensas nos últimos meses e estão previstos para receber ainda mais água nos próximos dias.
A ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Consiste em uma banda de nuvens que circula ao redor do globo terrestre na região equatorial. Embora a formação de uma banda dupla seja comum na região Nordeste, o que torna a situação atual preocupante é um fator adicional: as temperaturas acima da média no oceano Atlântico. Essa condição tem potencializado ainda mais as chuvas em estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Alerta e cuidado com as chuvas
O aumento das precipitações pode resultar em pancadas intensas, provocando enchentes, deslizamentos de terra e inundações. Isso representa sérios riscos para a população e a infraestrutura local, danificando propriedades, bloqueando estradas e isolando comunidades. O registro e a persistência das chuvas intensas já afetaram amplas áreas desses estados em março, e o mês de abril segue essa tendência.
As previsões meteorológicas indicam que a banda dupla da ZCIT continuará influenciando o clima ao longo dos próximos dias. Desse modo, mantendo a instabilidade na faixa leste do Nordeste. Para os próximos dias, espera-se chuvas em forma de pancadas no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, enquanto em Alagoas o tempo será caracterizado por muita nebulosidade e chuvas intercaladas com poucas aberturas de sol.
No sábado, a previsão é de fortes pancadas à tarde e à noite nos mesmos estados, com o sol aparecendo ao longo do dia. Já no domingo, a condição de muita nebulosidade e chuva persiste em Alagoas e Pernambuco. Enquanto isso, na Paraíba e no Rio Grande do Norte a previsão é de pancadas de chuva à tarde, com predomínio de sol ao longo do dia.