O Nordeste registrou crescimento de 6,1% na produção industrial. Mesmo com a queda de 0,2% registrada no Brasil, a região se destacou e mostrou a importância que o desenvolvimento por aqui é crucial para a economia brasileira.
Os números são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A instituição atribui parte dessa retração à prática comum das férias coletivas na indústria automobilística em janeiro, que resulta na queda de produção.
Além disso, o desabastecimento de insumos e o encarecimento de matéria-prima têm causado impacto no ritmo da produção, gerando cautela no setor.
A indústria desempenha um papel crucial no desenvolvimento do Brasil, sendo responsável por gerar empregos, movimentar a economia e estimular a inovação tecnológica. O crescimento da produção industrial no Nordeste, portanto, é um indicador importante de que a região está se desenvolvendo e contribuindo para a economia nacional.
Novos setores
Setores como a energia limpa tem se destacado na região e aponta que o Nordeste pode continuar e potencializar sua importância como eixo industrial de diversos setores e protagonista na geração de empregos e novos empreendimentos.