O Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e deve disparar ainda mais o crescimento impulsionado pelo turismo e energia limpa. O levantamento é da Tendências Consultoria. Contudo, outras empresas do ramo também já ratificam que a região é a que vai potencializar a economia do país.
O estudo revela ainda que o PIB nordestino deve avançar 2,4% em 2023, enquanto o do Centro-Oeste pode crescer 2,3%. A média nacional é de 1,9%.
A região se beneficiou também com a volta da indústria do alumínio, no Maranhão, parada desde 2015. Além disso, os investimentos em infraestrutura, gás natural e petróleo também vão contribuir para alavancar o PIB regional. Contudo, os principais motores do Nordeste neste setor são a agropecuária e a indústria.
A geração de empregos do setor turístico, além do incremento no setor de transportes com a valorização do real frente ao dólar e o consequente barateamento das passagens também são fatores que beneficiam o Nordeste.
Leia mais:
Nordeste tem a melhor cidade do Brasil para se viver e bate recorde de novos moradores
NORDESTE: Conheça a Orla do Pôr do Sol
Qual a perspectiva de crescimento do Nordeste para os próximos anos?
Para os próximos anos, a Tendências prevê que o Nordeste continue sendo a região mais dinâmica do país, com um crescimento médio anual de 2,7% entre 2024 e 2032. O Centro-Oeste e o Norte devem crescer 2,5% cada, enquanto o Sudeste e o Sul devem ficar abaixo da média nacional de 2%.
Quais os setores que mais contribuem com a economia do Nordeste?
- Agropecuária: a região produz cana-de-açúcar, etanol, milho, feijão, café, mandioca, coco, castanha de caju, banana, sisal, algodão, soja, arroz, uva, manga, melão, abacaxi, mamão e outras frutas. Também se destaca na pecuária de bovinos, caprinos e ovinos.
- Indústria: a região possui polos industriais em diversos estados, como o Complexo Industrial Portuário de Suape em Pernambuco, o Polo Petroquímico de Camaçari na Bahia e o Distrito Industrial de Maracanaú no Ceará. As principais indústrias são as de alumínio, petróleo e gás natural, biocombustíveis, química, têxtil, calçados, automotiva e alimentícia.
- Turismo: a região atrai milhões de visitantes por ano por causa de suas belezas naturais, como praias, dunas, lagoas, cachoeiras e ilhas. Alguns dos destinos mais procurados são Fernando de Noronha em Pernambuco, Jericoacoara no Ceará e Porto Seguro na Bahia. O turismo também é estimulado pela cultura e pela gastronomia da região.
- Serviços e comércio: a região possui uma grande rede de serviços e comércio que atende às demandas da população local e dos turistas. Os principais centros urbanos da região são Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco e Fortaleza no Ceará. Essas cidades oferecem serviços de saúde, educação, transporte, comunicação, lazer e entretenimento.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
– Estado do Nordeste produz um terço da energia eólica do país
– A saga de uma nordestina aprovada em 5 universidades dos EUA
– Nordestino se emociona ao ver sua arte no maior museu do mundo
A tabela abaixo mostra o crescimento de todas as regiões do país incluindo a média nacional e a participação de cada região no PIB.