O programa Voa Brasil, lançado pelo governo federal para democratizar o acesso ao transporte aéreo, tem se revelado um sucesso entre os aposentados brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos nesta terça-feira (20), 40% das reservas feitas nos últimos 10 meses têm como destino o Nordeste. A região só fica atrás do Sudeste, que lidera com 42,5% da procura.
Iniciativa com foco nos aposentados do INSS
A princípio, a iniciativa é para aposentados do INSS que nunca viajaram de avião ou estão há pelo menos 12 meses sem voar, já contabiliza mais de 40 mil reservas, movimentando aeroportos em 84 cidades do país. Dessa maneira, o programa oferece passagens com preço máximo de R$ 200, ocupando assentos ociosos em voos comerciais. Com isso, já seria possível lotar cerca de 300 aviões exclusivamente com aposentados desde o lançamento do Voa Brasil, no final de julho de 2024.
Ao mesmo tempo, entre os destinos preferidos estão capitais nordestinas como Recife, Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Maceió e Natal, que figuram entre os 10 locais mais procurados. Aliás, a cidade de São Paulo lidera o ranking, seguida por Rio de Janeiro e Recife.

Como reservar passagens do programa Voa Brasil
Para reservar passagens do programa, é necessário acessar o site oficial do Voa Brasil, sem cobrança de taxas extras ou exigência de cadastro prévio. Assim, após a escolha da data e destino, o usuário é redirecionado ao site da companhia aérea parceira para concluir a compra.
Portanto, de acordo com o ministério, o programa também tem impactos positivos para a economia local. “A maior movimentação de passageiros, especialmente em rotas com ociosidade, pode gerar aumento no consumo e criação de empregos em setores como hotelaria, gastronomia e serviços turísticos”, destacou a pasta.
LEIA TAMBÉM
– Conheça o nordestino escolhido a personalidade do ano em NY
– Indústria do Ceará lidera crescimento nacional em 2025
– São João: descubra diferentes formas de celebrar a tradicão
– Melhores cervejas do Nordeste são conhecidas em competição