Natal sedia Encontro Nordestino de Arborização Urbana

Natal vai sediar, entre os dias 12 e 15 de junho, o 9º Encontro Nordestino de Arborização Urbana. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Conta ainda com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tema deste ano é a “Arborização Urbana: elemento essencial de cidades saudáveis e resilientes”.

O evento busca fomentar o desenvolvimento regional da arborização, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e resiliência das cidades.

Para o prefeito Álvaro Dias, o evento é bastante importante para Natal e colabora mais ainda com o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal em transformar a capital em uma cidade mais verde. “O evento resgata essa importante conquista para que a gestão municipal avance nesse sentido, plantando mais árvores e dando mais espaço de arborização para nossa cidade, tornado-a uma cidade mais verde”, destacou.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Sérgio Chaves, esse será o maior encontro regional do Brasil, após o Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana. “Natal vem intensificando projetos em defesa do meio ambiente, e será muito importante para a capital potiguar sediar um evento desse porte. É bom lembrar que esse evento só perde para o Congresso Ibero-americano que é realizado anualmente em setembro”, disse.

A secretária Executiva de Natal, Danielle Mafra, coordenadora do Planta Natal, o atual modelo de beneficiamento de árvores nativas para arborização das grandes avenidas, a recuperação do Horto Municipal e o investimento no projeto foram determinantes na escolha da cidade para sediar o evento. “O Projeto Planta Natal, o replantio de árvores nativas e arborização das grandes avenidas, como também a recuperação do horto municipal foram determinantes na escolha da cidade para sediar este grande evento, o que comprova que a gestão está comprometida em projetos, com foco na cidade mais verde e sustentável”, enfatizou.

A secretária ainda revelou que o evento será um marco para Natal e a gestão Álvaro Dias. “A partir desse evento, Natal passa a concorrer ao certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World). O título é fornecido pela Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas, organizadores do programa”, disse.

A programação prevê palestras de especialistas nacionais e internacionais em gestão de cidades, apresentação de projetos científicos e com minicursos para capacitação de planejadores e gestores nos diferentes ambientes urbanos, que terão a oportunidade de adquirir e de trocar conhecimentos nas mais diversas atuações dentro do campo de arborização urbana no estado do Rio Grande do Norte e dos demais estados brasileiros. As inscrições podem ser feitas aqui.

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP/Arquivo

Últimas

RADIOLA JAMAICANA_CRÉDITOS ARTHUR MORA

Quinta Reggae ocupa o Centro Histórico de João Pessoa

lobisomem

Mistério no alto da serra: a lenda do “lobisomem” de Martins RN

palmeira

Bahia inicia cultivo de tamareiras com mudas dos Emirados Árabes

autoridades pousando em genebra

Piauí firma parceria inédita no Nordeste para desenvolver programa de créditos de carbono

Moto passando em trilhas de pedras

Expedição Aracaju x Salvador desafia pilotos em rota off-road

Relacionadas

RADIOLA JAMAICANA_CRÉDITOS ARTHUR MORA

Quinta Reggae ocupa o Centro Histórico de João Pessoa

lobisomem

Mistério no alto da serra: a lenda do “lobisomem” de Martins RN

palmeira

Bahia inicia cultivo de tamareiras com mudas dos Emirados Árabes

autoridades pousando em genebra

Piauí firma parceria inédita no Nordeste para desenvolver programa de créditos de carbono