O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, localizado na Praça da Independência, em João Pessoa, recebe neste final de ano a Exposição Presépios Artesanais que será aberta às 16h desta quinta-feira (22) e permanece até 31 de janeiro. Na ocasião, também será lançado o Tour Virtual do Museu para o mundo. Por meio da plataforma do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) na internet, em qualquer local do planeta, o visitante poderá passear pelas salas do Museu do Artesanato Paraibano e conhecer a produção dos nossos artesãos.
Para a gestora do PAP, Marielza Rodrigues, essas ações fecham o ano com duas grandes conquistas para o artesanato. “Nós que fazemos o Programa do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vamos fechar a primeira gestão do governador João Azevêdo com duas excelentes notícias para o artesanato. Uma é a Exposição Presépios Artesanais e a outra é o lançamento do Tour Virtual do Museu, que possibilita que pessoas de qualquer parte do mundo possam ter acesso virtualmente ao nosso artesanato. O ano de 2022, graças à sensibilidade do governador e da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, será fechado com chave de ouro”, frisou a gestora.
Tour virtual – Além de apoiar o artesanato, como atividade empreendedora, o Tour virtual reconhece a importância da inclusão digital do segmento. “Esse é um projeto piloto que passará por ajustes e será implantado em todos os outros Museus do nosso estado. É um compromisso nosso para a segunda gestão, digitalizar cada vez mais nossos serviços e processos, facilitando a transparência e o acesso às informações e oportunidades a toda a sociedade. Outro aspecto é valorizar parcerias entre órgãos e secretarias da nossa gestão. A Codata e o PAP deram mais um exemplo de sucesso”, afirmou o governador João Azevêdo.
A primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, reforçou o compromisso do Governo com o desenvolvimento do artesanato. “Fecharemos o ano com mais duas grandes conquistas do nosso Artesanato. E em 2023, com certeza, continuaremos um trabalho que vem dando certo, contribuindo de forma direta para a melhoria da qualidade de vida dos artesãos paraibanos”, garantiu.
O Tour Virtual foi executado e contratado pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata). Os textos e o suporte foram dados pela equipe do PAP e do Museu, capitaneada pelo diretor Fábio Morais. “A Codata segue trabalhando firme e forte, fazendo mais e melhor pela gestão e pela Paraíba. Foi um trabalho extremamente agradável contribuirmos para o Tour virtual do Museu do Artesanato, a demanda estava organizada pelo PAP, textos e informações catalogadas corretamente, facilitando todo o processo. Agora é soltar essa joia maravilhosa para o mundo”, afirmou o presidente da Codata, Giuseppe Guido.
Já a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, enfatizou a importância de estimular a inclusão digital do segmento e dos próprios artesãos. “O Tour virtual é apenas o início de um trabalho de base que queremos fazer para que o artesão paraibano entre no mundo da tecnologia. Em 2023, vamos retomar cursos e oficinas nos arranjos produtivos artesanais, preparando nossos artesãos para o mercado consumidor cada vez mais exigente e competitivo”, observou.
Exposição Presépios Artesanais – A exposição valoriza o artesanato e gera desenvolvimento sustentável. A coletânea de presépios de vários artesãos e tipologias de diversos lugares do nosso estado estará aberta para visitação até o dia 31 de janeiro de 2023, de terça a domingo, das 9h às 17h,na sala de exposições temporárias Mestra Zefinha de Pitimbu, que fica no Museu do Artesanato Paraibano.
Entre os artesãos participantes estão: Dadá Venceslau, Geo, Paula Regis, Babá Santana, Bento de Sumé, Dona Lindalva Princesinha e outros. “Meu presépio é feito com material da natureza, que é a casca de palmeira e coisas reaproveitáveis, como tubos de papelão. Faço também papietagem que é a colagem de papel sobre papel. Uso tintas e algumas miçangas para destacar o brilho. Essa exposição é muito diversificada, tem vários artistas, usando tecidos, madeira, argila e outros materiais”, falou o artista Dadá Venceslau.
Foto: Francisco França