As fábricas da Mercedes-Benz no Brasil serão abastecidas por uma usina de energia solar fotovoltaica instalada no Rio Grande do Norte.
A montadora firmou uma parceria com a Raízen Power, adquirindo participação no projeto solar Dunamis, que está em construção pela empresa.
Embora os valores da operação não tenham sido divulgados, o projeto Dunamis envolve a construção de uma das maiores usinas solares do país, composta por quatro unidades que ocuparão 600 hectares no município de Santana dos Matos, a cerca de 190 km de Natal.
O modelo de produção adotado será de autoprodução, onde o investidor gera sua própria energia.
A Mercedes-Benz busca reduzir suas emissões de carbono para atingir suas metas globais de descarbonização, e essa parceria contribuirá para a antecipação dessas metas.
A energia gerada pela usina Dunamis será destinada às duas fábricas da montadora no Brasil: a de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e a de cabines em Juiz de Fora (MG).
LEIA TAMBÉM
– Nordeste terá a 1ª Planta de Hidrogênio Verde da Petrobras
– Cinco destinos no Nordeste para se divertir com as crianças
– Nordeste tem 10 universidades no ranking das melhores do mundo
Com a aquisição, as fábricas da Mercedes-Benz no Brasil serão abastecidas exclusivamente por energia 100% renovável, o que proporcionará uma economia de até 30% nas contas de energia.
O projeto Dunamis terá uma capacidade instalada de 117,54 megawatts (MW), e a Raízen prevê novas parcerias com outras empresas no futuro.
REDAÇÃO com MOVIMENTO ECONOMICO
LEIA TAMBÉM
– Descubra 5 nordestinos que fizeram história e inspiram até hoje
– Conheça a cidade do Nordeste que só elegeu indígenas
– Azul terá 1.159 voos extras para o verão Nordestino