O mercado de franquias registrou um crescimento de 14,6% no Nordeste no ano de 2021. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que ainda revela que no país a alta foi de 10,7% no mesmo período.
Os números ainda apontam um faturamento do mercado de franquias de R$ 27,5 bilhões no Nordeste no ano passado. O número de unidades de franquia na região também cresceu 2,4%, totalizando 24 mil operações.
De acordo com Cândido Espinheira, diretor da Regional da ABF Nordeste, a capacidade de adaptação do mercado de franquias da região é um dos segredos do sucesso. “O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial”, observou.
Segmentos
Os principais segmentos impactados positivamente no ano passado foram o de hotelaria e turismo. Eles cresceram 65,6% em 2021.
Logo após vem os setores de moda (37,3%), alimentação, comércio e distribuição (33,9%). Juntos, eles representam a maior parte do faturamento de franquias da região. Com relação ao número de unidades, os mercados de saúde, beleza e bem-estar, serviços e outros negócios (20,3%) e alimentação food service (13,8%), são os que mais possuem operações no Nordeste.
FONTE: Da Redação do NE9, com o Diário de Pernambuco