O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaMercado de franquias no Nordeste segue em crescimento. Com 7.073 operações, Bahia...

Mercado de franquias no Nordeste segue em crescimento. Com 7.073 operações, Bahia vira polo para franquias.

O estado da Bahia possui 4,2% do total de franquias no Brasil e é destaque em franchising no Nordeste

O franchising brasileiro vem mostrando números positivos desde 2022, com um acréscimo de 14,3% no faturamento geral das operações em relação a 2021. Na Bahia, o segmento de franquias faturou 7,6% a mais que em 2022, apresentando mais de R$ 7,5 bilhões de receita. Em relação ao número de unidades franquiadas, o mercado baiano ficou com 7.073 operações, o equivalente a 4,2% do total nacional. A Bahia já é considerada um polo para franquias e o principal estado nordestino no setor da franchising, segundo a ABF.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os segmentos de franquias de maior expansão em número de operações no mercado baiano durante o ano passado foram Saúde, Beleza e Bem-estar, Serviços e outros negócios, e Alimentação – Food Service.

A região Nordeste como um todo também se destaca no mercado de franquias, já que faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o correspondente a um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior, crescimento acima do registrado na média nacional (14,3%). Além disso, o número de unidades de franquias na região apresentou incremento de 7,6%, alcançando as 26.809 mil operações.
Para Fernando Ribeiro, diretor regional da ABF no Nordeste, “O Nordeste é muito atrativo para as marcas do Brasil inteiro, né? Nós temos aqui uma região muito tropical, onde tem-se um costume muito grande de ir ao shopping centers. Então essas marcas todas estão olhando para o Nordeste há algum tempo como realmente um polo de ancoragem de franquias dos mais diversos segmentos”.

Para o diretor da ABF, o que impulsionou o crescimento do setor tanto no Brasil quanto na Bahia e no Nordeste foi a liberação de circulação e o fim das restrições da pandemia em quase todos os segmentos, então a demanda reprimida ressoou muito forte. O retorno aos shoppings centers também trouxe um público que demonstrou o tamanho da relação física que ainda existe entre os pontos de venda e os diversos segmentos do franchising brasileiro.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos