O estado da Bahia possui 4,2% do total de franquias no Brasil e é destaque em franchising no Nordeste
O franchising brasileiro vem mostrando números positivos desde 2022, com um acréscimo de 14,3% no faturamento geral das operações em relação a 2021. Na Bahia, o segmento de franquias faturou 7,6% a mais que em 2022, apresentando mais de R$ 7,5 bilhões de receita. Em relação ao número de unidades franquiadas, o mercado baiano ficou com 7.073 operações, o equivalente a 4,2% do total nacional. A Bahia já é considerada um polo para franquias e o principal estado nordestino no setor da franchising, segundo a ABF.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os segmentos de franquias de maior expansão em número de operações no mercado baiano durante o ano passado foram Saúde, Beleza e Bem-estar, Serviços e outros negócios, e Alimentação – Food Service.
A região Nordeste como um todo também se destaca no mercado de franquias, já que faturou mais de R$ 31 bilhões em 2022, o correspondente a um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior, crescimento acima do registrado na média nacional (14,3%). Além disso, o número de unidades de franquias na região apresentou incremento de 7,6%, alcançando as 26.809 mil operações.
Para Fernando Ribeiro, diretor regional da ABF no Nordeste, “O Nordeste é muito atrativo para as marcas do Brasil inteiro, né? Nós temos aqui uma região muito tropical, onde tem-se um costume muito grande de ir ao shopping centers. Então essas marcas todas estão olhando para o Nordeste há algum tempo como realmente um polo de ancoragem de franquias dos mais diversos segmentos”.
Para o diretor da ABF, o que impulsionou o crescimento do setor tanto no Brasil quanto na Bahia e no Nordeste foi a liberação de circulação e o fim das restrições da pandemia em quase todos os segmentos, então a demanda reprimida ressoou muito forte. O retorno aos shoppings centers também trouxe um público que demonstrou o tamanho da relação física que ainda existe entre os pontos de venda e os diversos segmentos do franchising brasileiro.