O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmou uma importante parceria com a Visa, gigante global de tecnologia de pagamentos, e o Instituto Rede Mulher Empreendedora. A cooperação, tem o objetivo de capacitar pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio do programa Acredita no Primeiro Passo.
Parceria entre setores público e privado

O ministro Wellington Dias enfatizou a importância dessa união entre o setor público e privado para impulsionar o desenvolvimento social e econômico do país. Segundo ele, “Não se faz nada só. Precisamos somar esforços entre Governo Federal, estado e setor privado para garantir um Brasil mais desenvolvido e igualitário. Não é uma missão só de governos, é um projeto de país“. Ele ainda acrescentou que um Brasil plenamente desenvolvido precisa erradicar a insegurança alimentar, a pobreza extrema e a pobreza.
Objetivos da Parceria
O acordo tem como meta principal promover a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo. Para alcançar esse objetivo, diversas ações serão implementadas, como:
- Capacitação profissional com certificação.
- Promoção de iniciativas de educação empreendedora e financeira.
- Apoio à geração de renda sustentável.
Resultados Esperados
Objetivo | Público Alvo | Ações Previstas |
---|---|---|
Capacitação Profissional | 200 mil beneficiários do CadÚnico | Formação profissional com certificação. |
Empreendedorismo Feminino | 130 mulheres empreendedoras | Educação financeira, acesso a crédito, transformação digital e vendas. |
LEIA MAIS – Lei dá direitos previdenciários de filho a menor sob guarda
Projeto Mulheres do CadÚnico
Um dos principais pilares da iniciativa é o “Projeto Mulheres do CadÚnico”, patrocinado pela Visa e executado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora. O projeto visa capacitar mulheres de baixa renda para o empreendedorismo, oferecendo conteúdos online sobre educação financeira, crédito, transformação digital e técnicas de vendas.
Josélia Costa, uma das beneficiárias do projeto, compartilhou seu depoimento emocionado: “Antes eu era uma pessoa, hoje sou transformada. Meu empreendimento cresceu, reformei meu salão, comprei equipamentos e investi no meu conhecimento. Esse projeto faz a diferença para mulheres que batalham e precisam de apoio para prosperar.”
Visa como parceira estratégica
A Visa irá contribuir para fortalecer o apoio institucional do MDS no projeto, visando ampliar o alcance das ações e criar mais oportunidades para mulheres inscritas no CadÚnico que desejam iniciar ou expandir seus negócios.
O presidente da Visa no Brasil, Nuno Lopes Alves, destacou a importância do projeto: “Nosso objetivo é garantir que as mulheres inscritas no CadÚnico tenham acesso a ferramentas essenciais para o crescimento de seus negócios, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.”
A parceria promete oferecer novas perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres empreendedoras que lutam por uma vida mais digna e próspera.
LEIA TAMBÉM
– Expansão da Log CP no Nordeste tem nvestimentos no Ceará e Paraíba
– Jackson do Pandeiro teve fase ‘racional’ igual a Tim Maia
– Conheça o nordestino que pedalou até os EUA há quase 100 anos
– Conheça o potencial econômico dos Bioinsumos do Nordeste