O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaMargem Equatorial já tem seu primeiro poço perfurado no RN

Margem Equatorial já tem seu primeiro poço perfurado no RN

A Petrobras informou hoje a conclusão da perfuração do poço exploratório de Pitu Oeste, localizado na Margem Equatorial, no litoral do Rio Grande do Norte. O processo, iniciado há pouco mais de um mês, resultou na identificação de hidrocarboneto, sendo essa informação comunicada à Agência Nacional de Petróleo (ANP). A viabilidade econômica do produto ainda está sob avaliação. O poço, integrante da concessão BM-POT-17, está localizado em águas profundas, a 52 km da costa do estado potiguar.

A Petrobras assegura que a perfuração foi realizada com segurança, seguindo rigorosos protocolos para operações em águas profundas. Ressalta também, em comunicado, o respeito à população e ao meio ambiente local.

- Continua depois da publicidade -

O próximo passo é iniciar a segunda perfuração em fevereiro, desta vez no poço Anhangá, pertencente à concessão POT-M-762, situado a 79 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste. Está prevista a realização de estudos complementares para coleta de informações geológicas, avaliação do potencial dos reservatórios e planejamento das próximas atividades exploratórias.

LEIA TAMBÉM:
Paraíba cresce e já conta com 11 regiões turísticas
Brasil entra na Rota do Aço Sustentável com Hidrogênio Verde
Nordeste impulsiona geração de emprego com investimentos
Nordeste ganha prêmio de Destino mais Acolhedor do Mundo

A Margem Equatorial, que se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá, englobando diversas bacias hidrográficas, é considerada uma região de grande potencial para o setor de óleo e gás.

No Plano Estratégico 2024-2028, a Petrobras destinou US$ 3,1 bilhões para pesquisas na Margem Equatorial, com a previsão de perfuração de 16 poços ao longo de quatro anos. Contudo, a exploração das reservas, especialmente nas proximidades da foz do Rio Amazonas, enfrenta críticas de grupos ambientalistas devido aos possíveis impactos à biodiversidade.

É importante notar que os trabalhos na Bacia Potiguar contam com a aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com as licenças de operação para a perfuração dos poços Pitu Oeste e Anhangá obtidas em outubro de 2023.

REDAÇÃO COM AGÊNCIA BRASIL

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....