Nos primeiros dias de 2021, a Ford encerrou a produção de veículos no Brasil, optando por manter operações no país com veículos importados e centros de desenvolvimento.
Contudo, levou um tempo até que a montadora definisse o futuro da marca nacional Troller, sob sua administração desde 2007.
A planta de Horizonte, no Ceará, onde eram fabricados os modelos Troller, foi entregue ao governo estadual. Agora, a fábrica será destinada à produção de veículos eletrificados, embora ainda não tenha sido divulgado quais modelos e marcas serão montados lá.
A planta receberá um investimento de R$ 400 milhões para retomar as atividades
A gestão da fábrica ficará sob responsabilidade da empresa Comexport, que será encarregada de negociar com as montadoras para dar início à produção. A expectativa é de que, até 2025, veículos híbridos e elétricos de três marcas diferentes comecem a ser fabricados na planta.
Inicialmente, a produção será no modelo CKD (completamente desmontado), ou seja, as peças serão importadas e montadas no Brasil.
A Ford expressou seu agradecimento ao governo do Ceará pela negociação envolvendo a planta de Horizonte, destacando o potencial de crescimento econômico e social que a fábrica trará à região. Não foram revelados detalhes financeiros sobre a transação.
Rodrigo Teixeira, presidente da Comexport, afirmou que assumir a planta é um projeto estruturante, voltado ao desenvolvimento tecnológico no Ceará. Segundo ele, seis veículos eletrificados de três montadoras já consolidadas no mercado serão produzidos na unidade, embora ele ainda não tenha revelado os nomes dessas marcas.
Políticos cearenses, incluindo o governador Elmano Freitas, têm grandes expectativas para o futuro da planta, vislumbrando a criação de um polo automobilístico no estado. Freitas ressaltou que, embora preferisse manter a produção da Troller, o novo investimento trará importantes benefícios à região.
LEIA TAMBÉM
– Pernambuco investirá R$ 2 bilhões na 1ª indústria de e-metanol do Brasil
– Interior do Nordeste vira a bola da vez do empreendedorismo
– Estado do Nordeste tem quase 50% das cidades com o melhor ensino do Brasil
Uma das montadoras cotadas para participar do projeto é a Neta, que recentemente lançou três veículos eletrificados durante o Festival Interlagos, com a ambição de repetir o sucesso da GWM e da BYD no Brasil. Além disso, a ArcelorMittal, grande fornecedora de aço, pode se tornar parceira da Comexport na produção dos veículos.
Resumo da História da Troller
O Troller, jipe brasileiro produzido no Ceará, passou por uma evolução significativa ao longo dos anos. Desde o início de sua produção em 1997, o modelo sofreu diversas mudanças, principalmente na mecânica, como a introdução de novos painéis, freios e componentes internos para melhorar a dirigibilidade e conforto, especialmente entre 2002 e 2005. Em 2006, adotou motores mais modernos com sistema eletrônico, consolidando-se no mercado off-road.
A Ford adquiriu a Troller em 2008 e promoveu grandes alterações em 2009, incluindo um “retro-fit” que melhorou o design e usabilidade, além de compartilhar peças com modelos como o Fiesta e EcoSport.
Modelos especiais, como o Troller Expedition e Desert Storm, marcaram a trajetória da marca, enquanto o motor 3.2 TGV trouxe desafios em 2013-2014, sendo posteriormente substituído pelo motor da Ford Ranger em 2015.
O nome “Troller” deriva de um gnomo escandinavo, evocando a robustez e confiabilidade do jipe em terrenos difíceis. Desde seu lançamento, o Troller tornou-se referência no mundo off-road, com uma base fiel de admiradores que valoriza sua força e capacidade.
Off Road 4×4 Raiz
O Troller, icônico veículo brasileiro voltado para aventuras off-road, conquistou um lugar especial no coração dos entusiastas de trilhas e terrenos acidentados. Produzido inicialmente em 1997 no Ceará, o Troller T4 destacou-se pela robustez e capacidade de enfrentar os desafios mais extremos do off-road, tornando-se uma referência entre os amantes dessa modalidade.
A opinião do público off-road sobre o Troller é amplamente positiva, com destaque para sua tração 4×4 eficiente, alta durabilidade e facilidade de personalização, permitindo que os usuários adaptem o veículo às suas necessidades específicas de trilhas.
O motor a diesel e o design robusto também são pontos frequentemente elogiados por quem já experimentou o Troller em situações extremas.
4
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 2 ações ambientais entre as melhores do Brasil
– Cinco vezes na história que o Nordeste gritou independência
– O dia que Napoleão Bonaparte planejou fugir para o Nordeste