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Maranhão quer potencializar Porto do Itaqui para operações internacionais

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, participaram de uma missão oficial ao Canal do Panamá nesta quarta-feira (10).

Região é eixo crucial que conecta 140 rotas comerciais e aproximadamente 80 países

Durante a visita, foram recebidos pelo embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique Moojen de Abreu, pelo chanceler do Panamá, Javier Martínez-Acha, e pelo ministro de Assuntos do Canal, Jose Ramón Icaza.

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O propósito da viagem foi buscar parcerias estratégicas e integrar o Porto do Itaqui às conexões internacionais do Panamá, ampliando assim os mercados para exportação de grãos maranhenses.

De acordo com o governador, “o governo está continuamente buscando parcerias para expandir a capacidade logística do Porto do Itaqui. O Maranhão possui o maior porto público do Norte-Nordeste e o quarto maior do Brasil em movimentação de cargas, conectado a uma malha ferroviária essencial para a exportação de grãos. Além disso, oferecemos segurança política e jurídica para empresas interessadas em explorar essas potencialidades”.

Brandão, que permanecerá no Panamá até esta quinta-feira (11), considera as negociações com o governo panamenho produtivas, favorecendo o uso do Canal do Panamá e parcerias para posicionar o Porto do Itaqui entre as principais rotas comerciais globais.

foto divulgação

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Benefícios da Parceria entre o Porto de Itaqui e o Canal do Panamá para o Nordeste

Expansão da Capacidade Logística:

  • Aumento da Capacidade de Exportação: O Porto do Itaqui, já um dos maiores portos do Brasil, terá sua capacidade de exportação ampliada, permitindo que mais grãos e outros produtos sejam enviados a novos mercados.

Acesso a Novos Mercados:

  • Ampliação das Rotas Comerciais: A integração com as conexões internacionais do Panamá possibilitará ao Porto do Itaqui acessar aproximadamente 80 países, aumentando significativamente as oportunidades de comércio internacional.

Fortalecimento da Economia Local:

  • Geração de Empregos: O aumento da movimentação de cargas e a necessidade de infraestrutura adicional impulsionarão a criação de empregos na região.
  • Desenvolvimento Econômico: A expansão do comércio exterior contribuirá para o crescimento econômico do Maranhão e do Nordeste, trazendo investimentos e aumentando a arrecadação.

Melhoria da Infraestrutura:

  • Investimentos em Infraestrutura: Desse modo, a parceria atrairá investimentos em infraestrutura portuária e ferroviária, melhorando a eficiência e a capacidade logística do Porto do Itaqui.

Segurança Política e Jurídica:

  • Ambiente Favorável para Negócios: A segurança política e jurídica oferecida pelo Maranhão incentivará empresas a investir na região, explorando as novas potencialidades logísticas e comerciais.

Projeção Internacional:

  • Posicionamento Estratégico: A princípio, o Porto do Itaqui se posicionará como uma rota comercial de destaque no cenário global. O objetivo é aumentar sua importância e visibilidade no comércio internacional.

Sustentabilidade e Competitividade:

  • Transporte Eficiente: Ao mesmo tempo, a utilização do Canal do Panamá proporcionará rotas de transporte mais curtas e eficientes. Desse modo, reduzindo custos e tornando os produtos maranhenses mais competitivos no mercado internacional.

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