O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, participaram de uma missão oficial ao Canal do Panamá nesta quarta-feira (10).
Região é eixo crucial que conecta 140 rotas comerciais e aproximadamente 80 países
Durante a visita, foram recebidos pelo embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique Moojen de Abreu, pelo chanceler do Panamá, Javier Martínez-Acha, e pelo ministro de Assuntos do Canal, Jose Ramón Icaza.
O propósito da viagem foi buscar parcerias estratégicas e integrar o Porto do Itaqui às conexões internacionais do Panamá, ampliando assim os mercados para exportação de grãos maranhenses.
De acordo com o governador, “o governo está continuamente buscando parcerias para expandir a capacidade logística do Porto do Itaqui. O Maranhão possui o maior porto público do Norte-Nordeste e o quarto maior do Brasil em movimentação de cargas, conectado a uma malha ferroviária essencial para a exportação de grãos. Além disso, oferecemos segurança política e jurídica para empresas interessadas em explorar essas potencialidades”.
Brandão, que permanecerá no Panamá até esta quinta-feira (11), considera as negociações com o governo panamenho produtivas, favorecendo o uso do Canal do Panamá e parcerias para posicionar o Porto do Itaqui entre as principais rotas comerciais globais.
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Benefícios da Parceria entre o Porto de Itaqui e o Canal do Panamá para o Nordeste
Expansão da Capacidade Logística:
- Aumento da Capacidade de Exportação: O Porto do Itaqui, já um dos maiores portos do Brasil, terá sua capacidade de exportação ampliada, permitindo que mais grãos e outros produtos sejam enviados a novos mercados.
Acesso a Novos Mercados:
- Ampliação das Rotas Comerciais: A integração com as conexões internacionais do Panamá possibilitará ao Porto do Itaqui acessar aproximadamente 80 países, aumentando significativamente as oportunidades de comércio internacional.
Fortalecimento da Economia Local:
- Geração de Empregos: O aumento da movimentação de cargas e a necessidade de infraestrutura adicional impulsionarão a criação de empregos na região.
- Desenvolvimento Econômico: A expansão do comércio exterior contribuirá para o crescimento econômico do Maranhão e do Nordeste, trazendo investimentos e aumentando a arrecadação.
Melhoria da Infraestrutura:
- Investimentos em Infraestrutura: Desse modo, a parceria atrairá investimentos em infraestrutura portuária e ferroviária, melhorando a eficiência e a capacidade logística do Porto do Itaqui.
Segurança Política e Jurídica:
- Ambiente Favorável para Negócios: A segurança política e jurídica oferecida pelo Maranhão incentivará empresas a investir na região, explorando as novas potencialidades logísticas e comerciais.
Projeção Internacional:
- Posicionamento Estratégico: A princípio, o Porto do Itaqui se posicionará como uma rota comercial de destaque no cenário global. O objetivo é aumentar sua importância e visibilidade no comércio internacional.
Sustentabilidade e Competitividade:
- Transporte Eficiente: Ao mesmo tempo, a utilização do Canal do Panamá proporcionará rotas de transporte mais curtas e eficientes. Desse modo, reduzindo custos e tornando os produtos maranhenses mais competitivos no mercado internacional.