O Maranhão começa as celebrações da tradicional festa de São José de Ribamar, padroeiro do estado, a partir desta quinta-feira (1º).
O Santuário preparado para o evento oferece uma programação em sintonia com o momento especial vivido pela Igreja Católica: a preparação para o Sínodo dos Bispos de 2023.
Todos os momentos da festa serão oportunidade para refletir sobre o tema “São José de Ribamar, Guardião da Comunhão Protetor da Missão”.
“A sinodalidade é a igual responsabilidade de todos no serviço de evangelização e em todas as atividades pastorais. Os ministros ordenados, os leigos e os religiosos são igualmente responsáveis pela implantação do Reino de Deus neste mundo.”, explica o padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário.
Programação
A programação da festa já iniciou nas primeiras horas do dia de hoje. A princípio, a Romaria da Aurora é o primeiro evento da festa. Contudo, até o dia 25, o último domingo do mês, missas, romarias, louvores, oração, batizados e muitas bênçãos serão realizadas.
Além da Grande Romaria, estão previstas as romarias da Vida (03) e do Terço dos Homens (04); das Crianças (10) e da Juventude (11); das Comunidades (16); da Luz (19) e Marítima (24) e no dia 25 de setembro, a romaria de encerramento, a partir das 16h.
No último dia, o arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, presidirá a Santa Missa de encerramento do festejo 2022.
FONTE: Da Redação do NE9, com o Imparcial