Maior São João do Mundo usa tecnologia de última geração para reforçar segurança

tecnologia no são joão de campina

O Maior São João do Mundo, que fica na cidade de Campina Grande, este ano vai inovar e usar tecnologia de ponta para reforçar a segurança durante todos os dias de festa.

O evento contará com monitoramento por drones, ‘supercâmeras’ e tecnologia de reconhecimento facial para garantir a segurança dos participantes durante os mais de 30 dias de festa.

Tecnologia e Segurança Integradas

Para conferir a estrutura de segurança, o vice-governador Lucas Ribeiro e a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, visitaram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp). Durante a visita, o coordenador estadual dos CICC, coronel PM Júlio César de Oliveira, e o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), Fabiano Vieira, detalharam o uso das novas tecnologias.

“O monitoramento será intensificado com a utilização de 221 câmeras fixas, 18 câmeras PTZ de 360 graus e 36 câmeras de reconhecimento facial. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o CICC. Tudo isso através de uma rede segura de comunicação, assegurando a tranquilidade e a ordem pública durante os mais de 30 dias de festa”, explicou o coronel Júlio César de Oliveira.

Inovação em Segurança Pública

Pela primeira vez na Paraíba, ocorre o uso de drones com tecnologia de reconhecimento facial, conforme explicou Fabiano Vieira. “Durante os festejos, a Sesds adotará uma estratégia inovadora. Vamos usar seis drones com tecnologia de reconhecimento facial durante as noites de festa no Parque do Povo. Esses drones permitirão o cruzamento de imagens captadas com bancos de dados das forças operativas e da Polícia Penal, transmitindo ao vivo e em alta definição para os CICC”, afirmou Vieira.

Além dos drones, uma supercâmera de alta resolução também está em ação. Semelhante às utilizadas em eventos esportivos internacionais como o Super Bowl, vai permitir filmar do palco principal com imagens mesmo em condições de baixa iluminação.

Operação de Segurança Ampla

A segurança contará com a presença de 11.345 profissionais de segurança pública. A Polícia Militar terá uma atuação no Parque do Povo, com até 339 empregos e 501 viaturas por dia. A operação incluirá patrulhas a pé, montadas, em motocicletas, além de grupos especializados e pontos fixos de observação. No total, a operação de segurança mobilizará 33.677 empregos de servidores em todo o estado. Isso tudo com uma média de 1.020 agentes por dia, entre 29 de maio e 30 de junho.

são joão campina grande
O São João de Campina Grande recebe dezenas de milhares de pessoas nos dias de festa

 

 

Preparação e Investimento

De acordo com a tenente-coronel BM Jousilene Sales, coordenadora do CICC da 2ª Reisp, a preparação para o evento foi meticulosa. “Estamos totalmente preparados para o início do São João de Campina Grande. Com base na excelente experiência do trabalho do ano passado, este ano estamos ainda mais capacitados e estruturados”, declarou.

Em resumo, o investimento estimado na operação de segurança é de R$ 6,4 milhões. Desse modo, abrangendo custos operacionais, diárias, logística de transporte e alimentação. Além disso, a Polícia Civil e os bombeiros militares terão uma presença significativa, com delegacias móveis e postos avançados de combate a incêndio e resgate.

 

Últimas

entrada do evento

Recife brilha na ExpoCatólica 2025 em São Paulo

RADIOLA JAMAICANA_CRÉDITOS ARTHUR MORA

Quinta Reggae ocupa o Centro Histórico de João Pessoa

lobisomem

Mistério no alto da serra: a lenda do “lobisomem” de Martins RN

palmeira

Bahia inicia cultivo de tamareiras com mudas dos Emirados Árabes

autoridades pousando em genebra

Piauí firma parceria inédita no Nordeste para desenvolver programa de créditos de carbono

Relacionadas

entrada do evento

Recife brilha na ExpoCatólica 2025 em São Paulo

RADIOLA JAMAICANA_CRÉDITOS ARTHUR MORA

Quinta Reggae ocupa o Centro Histórico de João Pessoa

lobisomem

Mistério no alto da serra: a lenda do “lobisomem” de Martins RN

palmeira

Bahia inicia cultivo de tamareiras com mudas dos Emirados Árabes