Na quinta-feira (13), o município do Crato, no coração do Cariri cearense, celebrou a inauguração da maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo, com impressionantes 54 metros de altura. O evento reuniu milhares de peregrinos em uma cerimônia repleta de fé, devoção e emoção, segundo informações do Governo do Ceará.
Durante toda a tarde desta quinta-feira (13), devotos chegaram de todas as partes do entorno da estátua. O evento reuniu mais de 100 caravanas de pelo menos seis estados.
A missa solene foi presidida pelo bispo da Diocese do Crato, Dom Magnus Henrique, e contou com apresentações musicais da Irmã Kelly Patrícia e do Padre Fábio de Melo, reforçando a alegria do momento para os devotos.

Detalhes impressionantes da obra
- A imagem foi esculpida pelo artista Ranilson Viana, que redesenhou o monumento antigo para alcançar os 54 metros, superando não apenas a versão anterior, mas também o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (38m).
- A estrutura integra um Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com réplica da Capela das Aparições de Fátima, remetendo ao sítio de devoção em Portugal.
- Para melhorar a experiência dos visitantes, o governo do Ceará investiu mais de R$ 6 milhões na pavimentação do acesso ao monumento, reforçando tanto a segurança quanto a infraestrutura turística.
Emoção, fé e turismo religioso

A inauguração faz parte da Jornada Mariana Diocesana e do Jubileu da Esperança, eventos que promovem ainda mais a devoção mariana na região.
Emocionada, a devota Francineide Laurino, de Juazeiro do Norte, relatou que superou um acidente grave e atribui sua recuperação à intercessão de Nossa Senhora de Fátima:
“Foi rogando a ela que consegui minha casa … ela me ajudou tanto”
🚨VEJA: Com 54 metros, a estátua de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada em Crato, CE.
— CHOQUEI (@choquei) November 14, 2025
pic.twitter.com/5P8kLywOCE
Para o bispo Dom Magnus Henrique, o monumento é mais do que uma escultura: é um santuário vivo que convida ao encontro espiritual e reforça a vocação religiosa do Cariri.
LEIA TAMBÉM


