A Prefeitura de Maceió está liderando uma iniciativa pioneira e inovadora. Ao mesmo tempo, promete revolucionar a maneira como lidamos com o descarte de garrafas de vidro na cidade. Por meio de uma nova tecnologia apresentada durante o Festival Verão Massayó, a prefeitura demonstrou a capacidade de transformar uma garrafa de vidro em areia em apenas 3 segundos. A princípio, essa iniciativa visa evitar que toneladas de vidro acabem em aterros sanitários. Além disso, o material será para uso em obras e preservar o meio ambiente.
A máquina utilizada nesse processo conta com uma tela eletrônica que fornece instruções claras para o uso do equipamento. Desse modo, facilita sua operação. A prefeitura planeja implantar essas máquinas em pontos estratégicos da orla. Assim, reduzindo os custos associados ao descarte de vidro e promovendo o desenvolvimento sustentável, econômico e a logística reversa.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem nove dos 10 destinos mais procurados no Carnaval
– Parque Nacional de Jericoacoara (CE) foi privatizado; entenda
– Sucesso na geração de empregos na PB vem dos pequenos negócios
Uma vez triturado, o material resultante será recolhido e armazenado para ser utilizado em obras estruturantes pela cidade, como construções, pavimentações e outras intervenções que demandam o uso desse material. Isso não apenas garante uma economia nos custos de materiais de construção, mas também reforça o compromisso da cidade com o cuidado ambiental e a sustentabilidade.
Reciclagem de vidro ainda é pequena
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), o Brasil produz mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano, com cerca de 1,3 milhão de toneladas desse material sendo disponibilizadas no mercado. No entanto, apenas cerca de 25% desse volume vai para reciclagem.
Para Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, essa iniciativa é um passo importante para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da cidade. Ela destaca o compromisso do prefeito JHC em buscar soluções inovadoras para promover uma melhor qualidade de vida para a população.
O secretário de infraestrutura da capital, Lívio Lima, também enfatiza a importância dessa iniciativa como uma alternativa sustentável e econômica para a construção civil. Ele ressalta o potencial desse novo material. Desse modo, pode ser incorporado em peças de intertravado, reduzindo assim o impacto ambiental do descarte de garrafas de vidro.
Essa iniciativa pioneira reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió com a sustentabilidade, a inovação e o cuidado com o meio ambiente. A cidade está abrindo caminho para soluções criativas e eficazes no enfrentamento dos desafios ambientais, mostrando que é possível construir um futuro mais sustentável para todos.