Luana Flores convida Cátia de França a adentrar o universo do Nordeste Futurista através da canção ‘Encantarya’. Disponível em todas as plataformas de streaming musical a partir do dia 1º de dezembro, a música propõe uma imersão nos mistérios da natureza e da vida, combinada a elementos sonoros diversos, mesclando ritmos nordestinos tradicionais com contemporâneos do mundo. Sua poética, carregada de significado, transporta os ouvintes para uma jornada sensorial através do Nordeste Futurista (atmosfera sonora e visual proposta pela artista), onde a identidade é ressignificada e costurada pelo repente.
Clique aqui para fazer o pré-save
“Estou muito emocionada, nossa parceria é a materialização de um sonho”, contou Luana. “Ao mesmo tempo, parece que essa parceria já existia em outra linha temporal, pois rolou um match muito especial entre eu e Cátia”. Flores conta que escreveu ‘Encantarya’ em 2022, especialmente para finalizar a narrativa de seu álbum visual lançado no mesmo ano. Após isso, disse que sentiu a necessidade de regravar e lançar esse single pro mundo “de uma forma mágica”.
Foto: Natália di Lorenzo
“A primeira pessoa que pensei em chamar foi a Cátia de França. Nossa parceria parecia um chamado e, com certeza, o ‘sopro de intuição’ que falo na letra da música pareciam nossos guias espirituais movimentando as energias para que tudo fluisse – e fluiu mesmo, de uma forma muito mágica. É tão lindo isso de conseguir acessar nossas referências musicais, muito feliz com esse presente!”. Ainda foram convidados os músicos Cristiano Oliveira, para desenhar sua virtuosa viola na faixa, e o baixista Daniel Cahon, dominando o groove no single. Ambos são membros da banda de Cátia de França. “Mas antes de tudo isso, chamei o produtor Ramiro Galas para produzir essa música comigo, nossa parceria está sendo muito especial, e além de ‘Encantarya’, estaremos juntos na maioria das músicas do meu novo disco que será lançado no próximo ano”, finalizou. A coprodução é assinada por Luana Flores.
A lenda Cátia de França
Cátia de França é inspiração para uma geração de artistas autorais, incluindo Luana Flores, que mesclam ritmos culturais como o coco de roda e o repente com o peso do rock e blues. Cantora, compositora, instrumentista, escritora. Instrumentista, escritora, sonoplasta e diretora musical, Cátia dedicou cinco décadas à música e à sua história que envolve evolução de ritmos, experimentações e parcerias com artistas como Zé Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Lulu Santos, Chico César, Elba Ramalho e Bezerra da Silva em seus discos. Com seis discos lançados entre 1979 e 2016, a artista ultrapassa gerações e transita entre palcos e parceiros musicais dos quatro cantos do país.
De acordo com a artista, “esse convite de Luana Flores me surpreendeu muito, porque ela vem de uma geração inquieta, que sabe o que quer e onde vai conseguir chegar. A nossa relação começou em São Paulo esse ano, quando ela foi minha convidada numa série de shows. E deu muito certo! Lembro que a gente estava pensando numa solução para uma música ‘x’ e de repente começamos a imitar o Snoop Dog, e, enfim, acredito que isso também resultou nessa sessão de ‘Alice No País das Maravilhas’ na casa de Rita”, contou sobre a sessão de fotos para compor a capa do single e o visualizer, que será lançado também no dia 1 de dezembro. “Vamos nos apresentar juntas dia 30 em Natal, com Juliana Linhares, e isso só vem solidificar mais ainda o quanto eu estou aprendendo com essas meninas bem novas mas que sabem o que querem e onde querem chegar”, disse Cátia, entusiasmada.
Sobre Luana Flores
A artista paraibana Luana Flores é a idealizadora do projeto musical-cênico visual “Nordeste Futurista”, que pesquisa e mescla o ritmos da cultura popular nordestina com a música eletrônica, focando suas composições em temáticas como gênero, sexualidade e território.
A princípio, com esse trabalho ganhou destaque e chamou atenção na cena musical contemporânea por trazer inovações estéticas e sonoras em suas obras. Em 2020 foi vencedora do PITCH da SIM São Paulo + Fluve. Em 2021, foi a ganhadora do prêmio SIM São Paulo na categoria Novo Talento e vencedora do PITCH novos artistas do WME.
Luana assume múltiplas facetas em seu projeto. Em 2021 lançou seu primeiro EP “Nordeste Futurista”e em 2022 materializou o álbum em formato de filme, estreando como diretora audiovisual e roteirista, no curta-metragem de mesmo nome.
Ao mesmo tempo, todos os trabalhos foram inteiramente concebidos na Paraíba, território da artista, que demarca a importância das produções artísticas fora do eixo Sul-Sudeste.
‘ENCANTARYA’
Ficha Técnica:
Foto: Natalia Di Lorenzo
Direção de arte: Luana Flores e Curva de Ryo
Figurino Cátia: Rita Furtacor
Figurino Luana: Rita Furtacor, Luana Flores e Curva de Ryo
Cenário: Curva de Ryo e Natalia Di Lorenzo
Identidade Visual: Diego Rezende
Produção musical: Ramiro Galas e Luana Flores
Composição: Luana Flores
Músicos convidados: Cristiano Oliveira e Daniel Cahon
Mix/Master: Ramiro Galas
Selo, Assessoria de Imprensa e Produção Executiva: Tuim Discos
Apoio: Casa Furtacor