Início » Turismo » Viagens nacionais em alta: Porto de Galinhas é o segundo destino em buscas em 2025

Turismo

Viagens nacionais em alta: Porto de Galinhas é o segundo destino em buscas em 2025

Levantamento tem 11 destinos do Nordeste entre os 20 primeiros Com a chegada do segundo semestre de 2025, destinos turísticos tradicionais voltam a ganhar destaque entre os brasileiros que planejam viagens dentro do país. Um ...
Redação, da Agência NE9
29 de julho de 2025 - às 17:12
Atualizado 29 de julho de 2025 - às 17:12
4 min de leitura
Porto de Galinhas panoramica foto Prefeitura de Ipojuca
O programa Destino Futuro quer inovar com soluções tecnológicas para incrementar o turismo. Foto Prefeitura de Ipojuca

Levantamento tem 11 destinos do Nordeste entre os 20 primeiros

Com a chegada do segundo semestre de 2025, destinos turísticos tradicionais voltam a ganhar destaque entre os brasileiros que planejam viagens dentro do país. Um levantamento recente feito pela Decolar, uma das principais plataformas de viagens da América Latina, revelou que Gramado (RS), Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro (RJ) são os locais mais procurados por quem busca hospedagem entre os meses de julho e dezembro.

Segundo os dados da empresa, houve um crescimento de 10% na procura por acomodações nacionais em comparação com o mesmo período de 2024, evidenciando uma recuperação contínua do turismo doméstico. A princípio, a análise foi baseada no comportamento de busca dos usuários pelos canais oficiais da Decolar — site e aplicativo.

Tendências de viagem: turismo interno, estadias curtas e mais frequência

De acordo com Daniela Araujo, diretora de Produtos em Destino da Decolar, os brasileiros continuam demonstrando preferência por viagens curtas e recorrentes ao longo do ano, comportamento estimulado especialmente pelos modelos de trabalho híbrido que permitem maior mobilidade e flexibilidade.

“As pessoas estão aproveitando finais de semana prolongados e feriados para viajar mais vezes ao longo do ano, ao invés de concentrar tudo em um período só”, explicou a executiva.

Um dado que reforça a força do turismo regional é o expressivo destaque do Nordeste no levantamento da Decolar. Dessa maneira, das 20 localidades mais buscadas no Brasil para o segundo semestre de 2025, 12 estão na região nordestina, consolidando a preferência dos brasileiros por sol, mar, gastronomia e cultura autêntica.

Nordeste domina ranking com mais da metade dos destinos

Esse protagonismo nordestino reafirma a vocação turística da região, com destinos que vão desde os mais badalados — assim como Porto de Galinhas (PE), Natal (RN) e Salvador (BA) — até locais em ascensão como Barra Grande (PI), Maragogi (AL) e Jericoacoara (CE).

A presença de praias deslumbrantes, clima quente o ano inteiro e atrativos culturais tornam o Nordeste uma das principais escolhas tanto para férias quanto para escapadas curtas. Além disso, a infraestrutura hoteleira da região também tem evoluído para atender à nova demanda, oferecendo opções que vão do luxo à economia, sempre com foco na hospitalidade.

Confira a lista da Decolar

Posição Destinos Nacionais


1º Gramado (RS)
2º Porto de Galinhas (PE)
3º Rio de Janeiro (RJ)
4º Porto Seguro (BA)
5º Maceió (AL)
6º Natal (RN)

7º São Paulo (SP)
8º Fortaleza (CE)
9º Campos do Jordão (SP)
10º Foz do Iguaçu (PR)
11º Maragogi (AL)
12º João Pessoa (PB)
13º Salvador (BA)
14º Ilhéus (BA)

15º Florianópolis (SC)
16º Aracaju (SE)
17º Caldas Novas (GO)
18º Olímpia (SP)
19º Poços de Caldas (MG)
20º Praia do Forte (BA)

PISCINAS NATURAIS DE PORTO DE GALINHAS
PISCINAS NATURAIS DE PORTO DE GALINHAS foto: repordução

O novo perfil de hospedagem: conectividade, pets e lazer são prioridade

Outra tendência observada é a mudança nas exigências dos viajantes quanto à hospedagem. Entretanto, a procura não se limita mais apenas aos hotéis tradicionais. Muitos usuários têm buscado alternativas como casas ou apartamentos por temporada, especialmente quando viajam em família ou em grupos.

Portanto, o ranking de buscas para este semestre reflete a diversidade do turismo doméstico no Brasil e as variadas motivações dos viajantes. O Nordeste lidera com 11 menções, sendo 4 na Bahia. Afinal, os destinos conhecidos pelas temporadas de inverno também estão na lista: Gramado, Campos do Jordão, Poços de Caldas, ou ainda os tradicionais centros urbanos como São Paulo, e os que se unem a opções de praia como Rio de Janeiro e Florianópolis. Além disso, para viagens com crianças, se destacam como opções da lista Caldas Novas e Olímpia, com os parques de águas termais.