Criada em 2024 a LAB TRATO abre inscrições para nova turma de treinamento em produção cultural
O laboratório é uma iniciativa da produtora TRATO Assessoria e Produção Cultural que atua no mercado paraibano há mais de 15 anos. Ao longo desse período a produtora desenvolveu e desenvolve projetos com artistas, grupos e festivais nos mais diferentes formatos. Possui vasta experiencia em elaboração e execução de projetos em âmbito nacional e local. “A iniciativa do laboratório é de capacitar jovens para um mercado que só cresce. A profissionalização no setor é um caminho sem volta. Cada vez mais é exigido dos profissionais de bastidores conhecimento técnico e muita responsabilidade”, conta Renata Mora, fundadora da TRATO.
A formação de uma nova turma é fruto da Política Nacional Aldir Blanc, através da Funjope.
A primeira turma da Lab TRATO foi direcionada para estudantes de comunicação da UFPB. Já para a nova turma do primeiro semestre de 2025, as inscrições serão direcionadas para mulheres entre 18 e 29 anos, com qualquer grau de escolaridade com ou sem experiencia na área. “Faremos uma pré-seleção com as candidatas e na sequência faremos uma entrevista com cada uma de forma individualmente. O importante é que a jovem mostre interesse de fato no treinamento com disponibilidade e responsabilidade para estudar sobre a profissão e o mercado”, frisa Jaqueline Lima, jornalista e especialista em redes sociais direcionada para área cultural. As inscrições vão até dia 31 de março.
A contrapartida o projeto também disponibiliza os serviços da Lab TRATO para quatro artistas/grupos e um projeto permanente em atividade há pelo menos dois anos. Esses podem também se inscrever para pleitear serviços produzidos no treinamento sem ônus durante trimestre do laboratório. Segundo as mentoras do projeto o projeto tem dois diferenciais no formato da capacitação: treinar os jovens já atuando com projetos reais, não apenas recebendo as informações, mas praticando também. Além de oferecer serviços para artistas e grupos que não podem remunerar a atuação de uma produção.
Assim como em outros estados brasileiros a intenção é que a Lab TRATO se torne uma referência em capacitação profissionais da cadeia produtiva da cultura. “Desejamos que a nossa iniciativa tenha mais e mais investimentos para que em um futuro próximo a Lab TRATO também ofereça treinamento para outros campos de atuação como roudie, produção musical, discotecagem, direção de palco, técnico de som, iluminação cênica, fotografia, etc. Temos uma rede de profissionais parceiros querendo somar para compartilhar conhecimento”, acrescenta Renata sobre os desdobramentos previstos para iniciativa.
A primeira turma da Lab TRATO prestou serviço de elaboração dezenas de projetos para artistas paraibanos; participou de ações em campo de eventos culturais; planejamento de eventos; e conheceu ícones da cultura paraibana. “É muito bom ver a primeira turma já atuando no mercado e colaborando com grupos e agentes culturais. Plantamos a semente da paixão pela cultura paraibana e isso é certeiro”, acrescenta Jaqueline.
O treinamento tem formato híbrido e as inscrições seguem até o próximo dia 31 de março. As inscrições dos grupos/artista ou ações regulares vão até dia 02 de abril. O formularia para inscrição se encontram nas redes sociais da produtora.
Serviço:
1- Laboratório de Produção Cultural – público alvo – jovens mulheres de 18 a 29 anos
2- Seleção de artistas/grupos e ações regulares para receber serviços da Lab TRATO
LEIA TAMBÉM
– – Descubra 5 destinos sustentáveis do Nordeste para aproveitar
– Estados do Nordeste alavancam crescimento do Brasil, diz FGV
– Alagoas lidera a produção de lúpulo no Nordeste
– Conheça a nordestina mãe de 2 governadores em estados diferentes