Início » Entretenimento » João Pessoa recebe show histórico de Cátia de França, Juliana Linhares e Josyara

Entretenimento

João Pessoa recebe show histórico de Cátia de França, Juliana Linhares e Josyara

Abertura do Natal na Usina tem show inédito com Cátia de França, Juliana Linhares e Josyara O Natal na Usina chega à sua 12ª edição celebrando o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba e ...
Redação, da Agência NE9
1 de dezembro de 2025 - às 09:45
Atualizado 1 de dezembro de 2025 - às 09:45
6 min de leitura

Abertura do Natal na Usina tem show inédito com Cátia de França, Juliana Linhares e Josyara

O Natal na Usina chega à sua 12ª edição celebrando o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba e reforçando seu papel como um dos mais importantes eventos culturais do estado. A abertura o festival vai presentear o público com uma programação que reúne shows históricos e apresentações de cultura popular, circo, contação de histórias e o tradicional acendimento das luzes da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

O show de abertura é o encontro inédito entre Cátia de França, Josyara e Juliana Linhares, três artistas que representam diferentes gerações e regiões do Nordeste, unidas pela força da música e da poesia. A apresentação será neste sábado (6), às 19h, na Tenda da Música, prometendo um momento histórico para a música da região como ocorreu na única apresentação do trio no Coala Festival, este ano.

O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose, Sintur, Gráfica JB, Exiba e patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

Três vozes unidas

A paraibana Cátia de França é uma das grandes referências da canção brasileira. Com mais de 50 anos de carreira, a artista segue em plena atividade — seu álbum mais recente, No Rastro de Catarina (2024), foi indicado ao Grammy Latino. Dona de uma obra que mistura lirismo, regionalismo e experimentação, Cátia se consolidou como uma das vozes mais originais da MPB desde o lançamento de seu clássico disco de estreia, 20 Palavras ao Redor do Sol (1979).

Do Rio Grande do Norte vem Juliana Linhares, cantora, compositora e atriz que lidera a banda Pietá desde 2012 e lançou seu primeiro álbum solo, Nordeste Ficção, em 2021. Com uma presença de palco magnética e um repertório que revisita e reinventa o imaginário nordestino, Juliana tem levado sua música a palcos de todo o Brasil.

Fechando o trio, a baiana Josyara traz sua sonoridade singular, que combina um violão com ritmos regionais. Natural de Juazeiro, a artista é reconhecida por suas letras sensíveis e por uma musicalidade que dialoga com as raízes afro-brasileiras e contemporâneas.

A cantora Cátia de França comentou a importância de unir gerações da música nordestina como forma de renovação e resistência. “Voltar à minha cidade com esse show que marca a força da música nordestina será um momento único. Um encontro de almas, poesia e resistência. Um encontro que referencia nossa ancestralidade e projeta nosso futuro”, declarou.

Natal na Usina começa iluminado

A noite de sábado já começa às 18h, com o acendimento das luzes de Natal, momento que marca oficialmente o início das festividades. Logo em seguida, o evento abre espaço para a cultura popular, com o Encontro de Maracatus reunindo o Maracatu Nação Pé de Elefante e o Maracastelo. Mais tarde, às 21h, o Grupo de Cultura Popular Boi de Reis Estrela do Norte toma conta do Palco Bonde, mantendo viva a tradição dos folguedos nordestinos.


Para encerrar o sábado, o cantor Elon, um dos grandes nomes da nova música paraibana, convida Luizinho Barbosa, seu pai, para um show especial na Sala Vladimir Carvalho, às 22h. Será um momento de uma fusão familiar entre a MPB contemporânea e as raízes da cultura popular.

“Faremos dois shows em um só. No primeiro momento, o espetáculo será dedicado ao repertório do meu primeiro disco solo, com lançamento previsto para 2026, incluindo também canções inéditas. Em seguida, receberei meu pai, Luizinho Barbosa, para juntos interpretarmos músicas de sua autoria e composições do repertório tradicional da cultura popular de Pombal, no sertão da Paraíba. Será uma noite especial e histórica, na qual teremos oportunidade de compartilhar com o público um pouco dos encantos ancestrais do Sertão e também o ritmo vibrante do meu próximo lançamento”, destaca Elon.

Natal na Usina . Foto: Natalia di Lorenzo
Natal na Usina . Foto: Natalia di Lorenzo

Domingo é dia de família e encantamento

O domingo (7) será dedicado às famílias e ao público infantil, com uma programação diversa e acessível. A partir das 16h, o Castelo de Histórias convida a Cia Forrobodó de Teatro para uma sessão de contação de histórias no Palco Bonde. Às 17h, a Sala Vladimir Carvalho recebe o Gran Circo Los Iranzi, com a participação especial de Rodrigo Lima, prometendo risadas e encantamento.

Encerrando o fim de semana, a partir das 18h, o público poderá conferir a Mostra de Corais, com apresentações do Coral Mãos que Cantam, Coro Hatsuhinode e Coral SEAD.

Com uma programação gratuita, plural e acessível para todos os paraibanos e turistas, o Natal na Usina reafirma seu compromisso com a valorização da arte, da cultura popular e da inclusão. Assim, o evento que há 12 anos ilumina o calendário cultural paraibano, convida o público a celebrar o espírito natalino através da cultura e da representatividade.

Um Natal para todos

O Natal na Usina deste ano também potencializou o compromisso com a inclusão e a acessibilidade. Para isso, vai ampliar suas ações voltadas às pessoas com deficiência. Entre as novidades, a edição deste ano conta com uma sala sensorial de relaxamento para pessoas com neurodiversidades, abafadores de ruído, audiodescrição dos espaços e exposições e intérpretes de Libras em todas as apresentações artísticas.

LEIA TAMBÉM