O governador João Azevêdo foi recebido, nesta terça-feira (18), por representantes do governo de Xangai, na China, ocasião em que apresentou as possibilidades de investimentos e de parcerias em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado, dentre elas, a educação e a indústria.
“Tivemos a oportunidade de apresentar as possibilidades de parcerias em áreas como a educação e, principalmente, a indústria. Foi um dia extremamente positivo, pois divulgamos o estado e suas potencialidades e fico feliz com mais um dia de resultado da nossa missão na China”, detalhou o chefe do Executivo estadual.
Na reunião, também foi apresentado um vídeo em mandarim com o potencial econômico da Paraíba, a exemplo do turismo, indústria, serviços e energias renováveis, além dos avanços do governo estadual na gestão fiscal, o que tem gerado oportunidades de investimentos e atração de novos negócios nos mercados nacionais e internacionais.
Receberam o governador e sua equipe na sede do governo de Xangai, o presidente da Liga Democrática Nacional e vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Chen Qun; o membro do Comitê Permanente do CCPPC de Xangai e diretor da Comissão de Ciência e Tecnologia e Educação, Cao ZhenQuan; o membro do Comitê Permanente do CCPPC de Xangai e Diretor de Relações Exteriores, Zhang Xiao Song; o membro da Diretoria Geral do CCPPC, Wang Jun Wei; a diretora de Assuntos Internacionais do Gabinete Geral do CCPPC, Guo Ying; e o cônsul brasileiro em Xangai, Augusto Souto Pestana.
Paraíba em diálogo constante com a China
A Paraíba tem ampliado as suas parcerias com a China, um dos maiores parceiros comerciais do estado e do Brasil. O governador João Azevêdo tem buscado atrair investimentos e intercâmbios em áreas estratégicas para o desenvolvimento paraibano, como a educação, a indústria, a agricultura familiar, a ciência e a tecnologia.
Em junho deste ano, o governador recebeu uma comitiva chinesa em João Pessoa, liderada pelo vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Chen Qun12. Na ocasião, o governador apresentou as potencialidades do estado e as oportunidades de negócios nas áreas de energia renovável, turismo, infraestrutura e saúde1.
Em fevereiro, o governo estadual apoiou a realização do 1° Festival de Cultura Chinesa na Paraíba, que teve como objetivo aproximar as culturas e fortalecer os laços de amizade entre os dois povos5. O evento contou com diversas atrações culturais dos dois países, como danças, músicas, artes marciais e gastronomia5.
A parceria entre a Paraíba e a China é uma demonstração da visão estratégica do governo estadual em buscar novos mercados e novas possibilidades de desenvolvimento para o estado. A China é um país que tem se destacado no cenário mundial pela sua economia, política, ciência e tecnologia. A aproximação com esse parceiro pode trazer benefícios mútuos para ambas as partes.