Você já imaginou um japonês falando português com sotaque pernambucano? Pois é, isso existe e se chama Ryu Uchihara. Ele é um jovem de 25 anos que mora em Tóquio e aprendeu a falar português trabalhando com brasileiros em uma churrascaria. E não é qualquer português, é o português cheio de gírias, palavrões e expressões típicas do Nordeste.
Ryu Uchihara ficou famoso nas redes sociais depois que um canal brasileiro chamado Samurai Life publicou um vídeo dele mostrando sua fluência na língua portuguesa. O vídeo viralizou no Instagram e no Tik Tok, alcançando mais de 2 milhões e 1 milhão de visualizações, respectivamente.
No vídeo, Ryu surpreende o entrevistador ao revelar que é 100% japonês e que nunca foi ao Brasil antes de aprender português. Ele conta que se interessou pelo idioma ao ouvir seus colegas de trabalho conversando e que foi aprendendo na convivência. “Eu nunca me esforcei, por assim dizer, para aprender português, foi só na convivência. Ouvia eles falando e a primeira coisa que vinha na cabeça era: ‘Quero entender o que eles estão conversando’”, disse Ryu.
Ele também diz que seus amigos brasileiros o ensinavam muitas gírias e palavrões, como tabacudo, fuleiro, donzelo e abilolado. Além disso, ele consumia conteúdos brasileiros na internet, como os vídeos de humor do Porta dos Fundos e as pegadinhas do pernambucano Ítalo Sena.
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM:
– A Reforma Tributária vai trazer benefícios para o Nordeste?
– Nordestina de 93 anos com Alzheimer emociona a web com bebê
– Capital do Nordeste vai ganhar túnel inovador para pedestres
Fã da cultura brasileira
Ryu Uchihara é tão fã da cultura brasileira que até se tornou torcedor do Sport Club do Recife. Ele aparece no vídeo usando a camisa do time pernambucano, que ele comprou pela internet depois de ver um vídeo do grito de guerra “Cazá, cazá” dos rubro-negros.
Ryu Uchihara veio ao Brasil pela primeira vez em 2021, quando passou 20 dias em Pernambuco. Ele visitou lugares como as ladeiras de Olinda, a casa de Alceu Valença e a praia de Boa Viagem. Ele diz que ficou com medo de nadar por causa dos tubarões e que sofreu com o calor. Ele também lembra que nem sempre entendia o que os brasileiros falavam e que até escapou de um assalto por isso.
Com a popularidade repentina, Ryu Uchihara pensa em produzir conteúdo na internet no futuro, mas como algo secundário. Ele diz que está assustado com a repercussão, mas que está gostando de fazer vídeos e de ver as pessoas felizes. “Foi tudo do nada, tô meio assustado, na verdade; tenho que me acostumar. Mas tô gostando de fazer videos, ver o povo ficando feliz”, contou Ryu.