Início » Entretenimento » Interior de São Paulo tem Semana da Nordestinidade

Entretenimento

Interior de São Paulo tem Semana da Nordestinidade

Em homenagem ao Dia de São João, comemorado nesta segunda-feira (24), a cidade de Sorocaba (SP) dá início à Semana da Nordestinidade, uma programação cultural especial que se estende até sábado (28). A iniciativa, organizada ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
25 de junho de 2025 - às 04:08
Atualizado 25 de junho de 2025 - às 04:08
4 min de leitura

Em homenagem ao Dia de São João, comemorado nesta segunda-feira (24), a cidade de Sorocaba (SP) dá início à Semana da Nordestinidade, uma programação cultural especial que se estende até sábado (28). A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult), traz uma série de atividades gratuitas abertas ao público, com o objetivo de valorizar e divulgar as raízes nordestinas presentes na história local.

Tradição nordestina reconhecida por lei municipal

A princípio instituída por meio de uma lei municipal em 2010, a Semana da Nordestinidade foi criada com a missão de estimular o conhecimento sobre a cultura, literatura e tradições do Nordeste brasileiro. Desse modo, Sorocaba, que historicamente recebeu migrantes nordestinos, celebra essa herança com música, dança, oficinas artísticas e culinária típica.

Data Atividade Local Horário
24/jun Apresentação de Repentistas Terminal Santo Antônio 12h às 13h30
25/jun Oficina de Cerâmica Nordestina Museu Histórico Sorocabano 14h às 15h30
26/jun Oficina de Xilogravura Museu Histórico Sorocabano 14h às 15h30
28/jun Baile de Forró com aula de dança e comidas típicas CEU das Artes – Parque das Laranjeiras A partir das 18h

Destaques da programação

O início das atividades terá uma apresentação de repentistas no Terminal Santo Antônio. A princípio, o objetivo de chamar a atenção da população para as festividades de São João e reforçar o convite para o restante da programação.

O Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado na Vila Hortência, oferece oficinas temáticas inspiradas na arte popular nordestina. Na terça (25), os participantes poderão aprender técnicas de cerâmica, enquanto na quinta-feira (26), a atividade será dedicada à xilogravura, uma das expressões artísticas mais tradicionais do Nordeste, famosa pelas capas de literatura de cordel.

Encerrando as comemorações, o público poderá aproveitar no sábado (28) um grande baile de forró, que acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Parque das Laranjeiras. O evento contará com a presença de uma banda ao vivo, um professor de dança especializado nos ritmos nordestinos e uma praça de alimentação com diversas opções de comidas típicas.

Ao mesmo tempo, as famílias poderão participar gratuitamente, na próxima semana, da Semana da Nordestinidade, que vai contar com uma Festa Junina nas Bibliotecas Municipais de Sorocaba. A programação acontecerá na quarta-feira (26), às 14h, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, no Centro. Já na sexta-feira (28), no mesmo horário, o “arraiá” será na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a Semana da Nordestinidade foi instituída pela Lei Municipal nº 9.099/2010 e acontecerá de 24 a 30 de junho. O objetivo é divulgar e estimular o conhecimento da cultura e literatura nordestinas.

programação de atividades na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.
Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

Um resgate histórico

Durante a abertura oficial, o secretário municipal da Cultura, Luiz Antônio Zamuner, lembrou da relação histórica de Sorocaba com a comunidade nordestina. De acordo com ele, o próprio espaço do Terminal Santo Antônio, palco da primeira atividade, tem ligação com essa memória: “O prédio funcionava como parte da antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), fundada pelo pernambucano Severino Pereira da Silva, que ajudou a impulsionar o desenvolvimento industrial da cidade.”

Locais das atividades

  • Museu Histórico Sorocabano (MHS): Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência (anexo ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros).

  • CEU das Artes – Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi: Rua Washington Pensa, 969 – Parque das Laranjeiras.

LEIA MAIS
Entenda a história dos fósseis do Nordeste que voltarão da Europa
Turismo Sustentável dá título de Destino Verde para a Praia da Pipa
Paraíba lidera crescimento no setor de serviços no Nordeste
Nordeste ganhará investimento de R$ 816 milhões em ferrovias

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.