O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deram início a um grande mutirão para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência na região do Nordeste. Desta forma, confira os detalhes dessa importante iniciativa:
O Mutirão
- Data: De 11 a 28 de março de 2024.
- Local: 56 unidades do Nordeste.
- Vagas Abertas: Mais de 6 mil.
- Objetivo: Agilizar a concessão de benefícios e o reconhecimento de direitos da população.
Como Funciona
- As agências do interior, que não realizam perícia médica, foram priorizadas neste mutirão.
- Os agendamentos podem ser realizados pelos requerentes através dos canais de atendimento: central telefônica 135 e o Meu INSS (aplicativo ou site).
Prioridade para o Interior
- A princípio, nunca ocorreu a realização de um mutirão tão longo várias cidades do Nordeste ao mesmo tempo.
- A iniciativa visa oferecer uma resposta mais rápida para as pessoas que solicitaram o BPC.
- Contudo, a iniciativa visa evitar que alguns requerentes, muitas vezes com quadro de saúde grave, precisem se deslocar para outros municípios.
Palavras do Superintendente Regional do INSS no Nordeste
Caio Figueiredo, superintendente regional do INSS no Nordeste, destacou o compromisso do Instituto e do Ministério com a população e com os requerentes do BPC à pessoa com deficiência. De acordo com ele, “O Ministério, por meio da Perícia Médica Federal e do INSS, tem feito um trabalho constante para acelerar a concessão de benefícios e o reconhecimento de direitos da população.”
Enfrentamento à Fila
- A ação integra o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) do Ministério da Previdência Social.
- Inicia o Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste, como parte das medidas para agilizar os processos e melhorar o atendimento à população.
Em resumo, o mutirão do INSS no Nordeste representa um esforço conjunto para garantir acesso aos benefícios previdenciários de forma ágil e eficiente. Desse modo, priorizando aqueles que mais necessitam.