A indústria de inovação no Piauí e no Nordeste está passando por uma transformação significativa com a construção da Usina Brasbio, no município de Uruçuí (PI). A princípio, o empreendimento, que representa um marco para a produção de etanol a partir de cereais, está previsto para entrar em operação em 2026. Desse modo, prometendo atender toda a demanda do estado por biocombustível.
Com a assinatura da Fazenda Progresso, a usina utilizará milho e sorgo como matéria-prima, consolidando-se como um modelo de eficiência energética e avanço tecnológico na geração de vapor e energia elétrica.
A iniciativa tem o apoio do Banco do Nordeste e promete impulsionar a economia local. Para se ter ideia, a iniciativa prevê a criação de mais de 2 mil empregos durante as obra.
Além da produção de etanol anidro e hidratado, a unidade fabricará DDGS (Distillers Dried Grains with Solubles) e WDG (Wet Distillers Grains), subprodutos essenciais para o setor agropecuário.
Durante visita ao local, na semana passada, o governador Rafael Fonteles destacou o impacto positivo do projeto na matriz energética do estado:
“Essa usina terá capacidade de suprir toda a demanda do Piauí pelo combustível, garantindo independência na produção de etanol e fortalecendo a economia local.”
Fazenda Progresso e o avanço tecnológico no Piauí

A inovação não se restringe à usina. Durante o dia de campo da Fazenda Progresso, produtores, parceiros e especialistas se reuniram para troca de experiências e apresentação de novas tecnologias para o setor agrícola.
O proprietário da fazenda, Cornélio Sanders, enfatizou a rápida evolução tecnológica no Piauí em comparação com outros estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
“O Piauí tem se destacado como um dos estados onde conseguimos avançar mais rapidamente. Aqui, conseguimos implementar novas tecnologias e soluções para o agronegócio com mais eficiência e resultados expressivos.”
Assim, com essa nova usina, o Piauí se consolida como referência no setor de biocombustíveis. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e do Brasil.
LEIA TAMBÉM
– Como o IBGE ajudará o Nordeste a crescer ainda mais em 2025
– A música que mudou os rumos de uma guerra no Nordeste
– Estado do Nordeste registra 4 tremores de terra só em janeiro
– Quais as capitais do Nordeste com melhor segurança pública?