Em 1986, durante o auge do Plano Cruzado, os preços nas prateleiras estavam congelados e a inflação estava artificialmente controlada. A população estava cheia de esperança; em poucos meses, a seleção brasileira de Telê Santana disputaria a Copa do México como uma das favoritas, e o PMDB, partido do presidente José Sarney, elegeria 22 dos 23 governadores, impulsionado pelo então bem-sucedido plano econômico. Nesse cenário, na pequena cidade maranhense de Balsas, com apenas 23 mil habitantes na época, Ilson Mateus Rodrigues, aos 22 anos, decidiu abrir um armazém.
Com uma trajetória que incluiu experiências como engraxate, torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça nas calçadas de Imperatriz (MA), Mateus iniciou uma jornada que transformaria sua vida e a de muitos outros. Em uma modesta mercearia de apenas 50 metros quadrados, ele começou a construir um império. Com uma visão empreendedora notável, ele transformou aquele pequeno negócio em uma das maiores redes de varejo do Brasil.
38 anos depois
Em maio deste ano, o Grupo Mateus publicou em seu balanço:
- um lucro líquido de R$ 238 milhões nos três primeiros meses do ano,
- enquanto o faturamento do grupo totalizou R$ 7,4 bilhões no período,
- aumentando 25,8% em um ano.
Hoje, o grupo tem:
- mais de 40 mil funcionários,
- 262 lojas,
- e valor de mercado de R$ 17,7 bilhões.
Foram três novas lojas somente em 2024, somadas às 20 abertas em 2023.
A rede comandada por Ilson Mateus inaugurou três lojas em 2024, além das 20 abertas em 2023, totalizando 262 até maio. Somente na região metropolitana de São Luiz (MA), o grupo opera 47 lojas.
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Setor do Varejo em atenção
Recentemente o varejo supermercadista estava com dificuldades de aumentar sua lucratividade devido à deflação no preço dos alimentos. Nos últimos meses, com a retomada da inflação nesse segmento, o aumento dos preços voltou a dar impulso no crescimento das empresas do setor.
O vice-presidente comercial do Grupo Mateus, Sandro Oliveira, afirmou que, de fato, o setor vive um momento desafiador, mas com base em uma estratégia sólida de ocupação de espaços, ganho de relevância com fornecedores, e de apostar no que se faz melhor — que é a entrega de serviços nas lojas — o grupo está conseguindo crescer e com sustentação. “E a gente segue focado no Norte e Nordeste, ainda tem muito trabalho por aqui e a gente tem uma oportunidade muito grande para ampliar nosso ganho de relevância.”
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Crescimento no faturamento
De acordo com o relatório do BTG Pactual sobre o segmento, o faturamento das operações alimentícias dos grandes grupos, como Assaí, Carrefour Brasil, GPA e Grupo Mateus, cresceu impulsionados pela inflação dos alimentos, uma tendência que os analistas acreditam que deve persistir nos próximos trimestres. “Embora os varejistas de alimentos fossem quase sempre vistos como opções para investidores em busca de valor, o aumento da alavancagem das empresas nos últimos anos e o cenário volátil para a inflação trouxeram riscos adicionais ao segmento”, salientou o relatório.
Em suma, espera-se que a inflação global se estabilize nos próximos trimestres, com a inflação de alimentos ligeiramente mais baixa no curto e médio prazos. Ao mesmo tempo, os volumes das mercearias pararam de cair no final de 2023, até aumentando em alguns mercados. Por fim, o BTG apontou que, embora o setor ainda não seja uma grande aposta devido à concorrência acirrada, margens apertadas e inflação volátil, ainda é possível ver o Grupo Mateus como uma das melhores empresas.