O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoGrande Fortaleza registra redução de 40% no número de homicídios

Grande Fortaleza registra redução de 40% no número de homicídios

Em outubro de 2024, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou uma significativa redução nos índices de homicídios. Dessa forma, fez que o mês de outubro menos violento desde 2010. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram 49 homicídios em outubro nos 18 municípios que compõem a RMF. A princípio, o número representa uma queda de 39,5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando ocorreram 81 mortes.

Na capital, Fortaleza, a queda também foi perceptível, com 70 assassinatos registrados no último mês, uma diminuição em relação aos 82 casos do mesmo mês no ano anterior. No entanto, o Interior do estado seguiu uma tendência oposta, registrando um aumento no número de homicídios, passando de 130 casos em outubro de 2023 para 149 no mesmo mês deste ano.

- Continua depois da publicidade -

Apesar da redução em outubro, o estado ainda apresenta um aumento de 10,91% nos homicídios no acumulado do ano. No total, são 2.713 casos entre janeiro e outubro de 2024, em comparação com 2.417 no mesmo período de 2023.

LocalidadeHomicídios em Outubro de 2023Homicídios em Outubro de 2024Variação (%)
Região Metropolitana8149-39,5%
Fortaleza8270-14,6%
Interior130149+14,6%
Ceará (Acumulado do Ano)2.4172.713+10,91%

 

O Ceará é o estado do Nordeste que mais aumentou o contingente policial.

Esforços do Governo para Redução da Violência

Em coletiva de imprensa, o governador Elmano de Freitas destacou que a redução dos índices de violência é resultado de ações intensivas de policiamento. E tudo isso ocorrepelo aumento de pagamento de horas extras aos agentes e pela presença mais ostensiva da polícia em locais e horários estratégicos. O secretário de Segurança, Roberto Sá, também enfatizou o papel da integração de esforços. Ao mesmo tempo, isso inclui as Forças de Segurança do Estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e outras instituições no Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi).

Segundo o governador, os números de homicídios ainda são altos. Contudo, a sequência de três meses de redução traz uma perspectiva positiva para o controle da violência na região. O secretário também ressaltou que o estado continuará investindo em recursos para os profissionais de segurança. E isso vai incluir horas extras e tecnologia, para fortalecer a área de inteligência.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Transnordestina ganha aditivo bilionário para concluir ferrovia

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou um aditivo de R$ 3,6 bilhões para finalizar as obras da Ferrovia Transnordestina, um dos maiores...