O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaGoverno do RN apresenta projetos para produção de hidrogênio verde

Governo do RN apresenta projetos para produção de hidrogênio verde

Em Portugal, governadora se reúne com executivos da EDP para ampliar parceria na área de energias renováveis

O programa estadual de hidrogênio verde e o projeto de instalação do porto-indústria, considerados fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, foram apresentados à direção da empresa EDP Renováveis, em Portugal, nesta terça-feira (28), pela governadora Fátima Bezerra e equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico. Fátima explicou que vai formalizar grupos de trabalho em conjunto com a EDP para avançar no tema: “É uma empresa que já tem importantes investimentos no Rio grande do Norte na área de energia eólica. Nosso objetivo é aprofundar essa parceria e expandi-la, apresentando nossos projetos como o novo Porto-Indústria Verde, Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e o Hub de Serviços Para a Energia Eólica e Solar”.

- Continua depois da publicidade -

Acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e do Turismo, Ana Costa, além do coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado, Hugo Fonseca, a governadora destacou que energia renovável já é uma marca do desenvolvimento do Estado.

Em potência instalada, a matriz elétrica do Rio Grande do Norte é composta por 94% de fontes renováveis. No ano passado, o valor global de investimentos em novos projetos para geração de energias renováveis no RN foi de R$ 31,26 bilhões, sendo R$ 21,88 bilhões para energia solar fotovoltaica e o restante em projetos de energia eólica, segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Os projetos comercializados tiveram como foco o ambiente de contratação livre (Mercado Livre), com previsão de entrada em operação das usinas até o final de 2025.

Segundo a Sedec, em apenas quatro anos, o RN diversificou sua matriz com a introdução de novas fontes como solar fotovoltaica e hídrica, e ampliou a participação das demais, como eólica e biomassa, além do gás natural, considerando um combustível de transição. O Estado é o maior gerador de energia eólica do País, com 7,43 gigawatts (GW) de potência fiscalizada (em operação). O volume representa quase um terço (30,2%) de toda a produção eólica no Brasil.

“É um privilégio recebê-la aqui e a sua equipe técnica. Ficamos muito impressionados com os planos que a senhora tem para o estado, em particular o porto que nos apresentou agora, mas também toda a visão para a indústria do hidrogênio verde, que vai ser uma peça fundamental para a transição energética. A EDP é investidora histórica do Rio Grande do Norte, onde estamos há 10 anos”, disse o presidente da EDP Brasil, Miguel Setas. No início de fevereiro deste ano, a empresa inaugurou um complexo eólico na região Central do Estado. Também participou do encontro, a diretora executiva da EDP Ana Paula Marques.

FOTOS: Guia Dantas

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...