O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaGoverno do RN amplia programa Algodão Agroecológico Potiguar

Governo do RN amplia programa Algodão Agroecológico Potiguar

Instituto Riachuelo apoia iniciativa que vai cultivar mais de mil hectares este ano

O Governo do RN dá continuidade a entendimentos para ampliar o programa Algodão Agroecológico Potiguar. Nesta segunda-feira (13), a governadora Fátima Bezerra se reuniu com dirigentes do Instituto Riachuelo para tratar da inserção no projeto governamental. Lançado em dezembro de 2021, o programa é a maior iniciativa do Brasil nesta cultura com bases agroecológicas.

- Continua depois da publicidade -

Em 2022, primeiro ano de execução, foram quase 350 hectares de produção em área consorciada a culturas como milho, feijão, sorgo e gergelim, 254 famílias envolvidas e mais de 120 toneladas colhidas. O faturamento ultrapassou R$ 500 mil.

A Sedraf e entes parceiros encerraram o ciclo algodoeiro com a mobilização para a safra 2023, por meio da realização de seis seminários territoriais, que contemplaram os territórios Potengi, Sertão Central, Mossoró/Assú, Sertão de Apodi, Alto Oeste Potiguar, Seridó, Trairi, Agreste Litoral, Terra dos Potiguares e Mato Grande.

A meta para 2023 é incluir 1.000 famílias no processo produtivo, ampliar a área cultivada para mil hectares, com presença em mais de 100 municípios e estimular a participação de mulheres e jovens.

O projeto se destaca por seus diferenciais que são a distribuição de sementes orgânicas, assistência técnica, certificação agroecológica e garantia de compra para a rama ou a pluma do algodão, por empresas parceiras nacionais e internacionais.

“Começamos este projeto e agora vamos expandir, chegar a 109 municípios para gerar renda e trabalho. O Instituto Riachuelo é muito bem-vindo para se somar aos esforços do Estado, promovendo o desenvolvimento econômico e social sustentável, com a produção de fibra e alimentos em consórcio, e transformando a realidade no campo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Diretor do Instituto Riachuelo, Gabriel Rocha Kanner disse que a parceria com Governo do Estado promove um arranjo eficiente e produtivo que beneficia a população no interior e atende a crescente procura de empresas que desejam trabalhar com matéria prima sustentável.

Diretor técnico do Sebrae-RN – instituição parceira do projeto -, João Hélio considerou que o Instituto chega para somar esforços no estímulo à produção de algodão agroecológico. E o grupo Riachuelo tem capilaridade para consumir a produção, fabricar e comercializar produtos.

“Estamos fazendo a junção de esforços, de forma articulada. Com isso ganha o Rio Grande do Norte e a agricultura familiar por que estamos trabalhando com algodão sustentável, que não utiliza agrotóxicos ou insumos químicos, utilizando também a mão de obra feminina que recebe capacitação. O sucesso do programa já atrai a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)”, afirmou Alexandre Lima, secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (Sedraf).

Acompanharam a governadora na reunião os secretários de Estado, Virgínia Ferreira (SEGRI), Alexandre Lima (SEDRAF), adjunto do GAC, Ivanilson de Souza, adjunto da Sedec, Sílvio Torquato; Davi Soares, subsecretário da SAPE, e César Oliveira (diretor-geral da EMATER). Também participaram João Hélio, diretor-técnico do SEBRAE/RN e Renata Fonseca, coordenadora do Instituto Riachuelo.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste vai ganhar fabrica de etanol de Milho

A Inpasa, maior produtora de etanol de milho da América Latina, com operações no Brasil e Paraguai, anunciou a construção de uma nova biorrefinaria...