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Governo do Piauí avança em obras essenciais para o desenvolvimento do Estado

O Governo do Piauí está avançando em projetos de infraestrutura fundamentais para o crescimento do estado. As obras incluem rodovias, a primeira fase do Porto de Luís Correia, revitalização da hidrovia do Rio Parnaíba, entre outras iniciativas, com o objetivo de impulsionar o transporte logístico na região.

Esses projetos buscam fortalecer a logística de escoamento da produção agrícola e industrial, enfrentando gargalos apontados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no relatório “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste”.

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O documento enfatiza desafios estruturais que impactam diretamente o desenvolvimento econômico do Piauí, principalmente na área industrial.

De acordo com o relatório, o Piauí possui nove obras prioritárias de infraestrutura, sendo cinco de responsabilidade estadual e quatro federais.

Sob a gestão de Rafael Fonteles, o governo estadual já trabalha ativamente na execução dessas obras, demonstrando o compromisso em resolver tais desafios.

As iniciativas incluem as BRs 135/PI e 330/PI, rodovias Transcerrados (PI-397) e Palestina (PI-262), PI-115 e PI-459, o ramal ferroviário Eliseu Martins (PI) – Porto Nacional (TO), o Ramal Porto Franco – Balsas (MA), o Porto de Luís Correia, a Hidrovia do Parnaíba e a Margem Equatorial.

Obras em destaques

  • Rodovia Transcerrados (PI-397): A concessão da rodovia, essencial para o escoamento da produção agrícola no Cerrado piauiense, concluiu sua primeira fase. Já operando em um trecho de 236 km, incluindo 40,8 km da estrada da Palestina, oferece serviços de apoio e conta com quatro praças de pedágio. Com investimentos estimados em R$ 650 milhões, a concessionária já aplicou R$ 300 milhões.
  • PI-459 (Betânia do Piauí a Santa Filomena, PE): A pavimentação dessa via, com 20,6 km de extensão, está em fase de terraplanagem, cercamento e construção de bueiros, com um investimento de R$ 23,7 milhões. Esta obra vai fortalecer a economia local, integrando municípios importantes dos estados do Piauí e Pernambuco.
  • Nova Conexão Interestadual (Assunção do Piauí – Quiterianópolis, CE): Iniciada em abril de 2024, essa rodovia de 17,8 km está em execução pelo DER/PI com recursos do Tesouro Estadual, somando R$ 27,7 milhões. Atualmente, 35,61% da obra está concluída, com entrega prevista para agosto de 2025.

Grandes Projetos

Governo do Piauí está realizando todos os esforços do visam transformar a infraestrutura do estado, promovendo maior eficiência no transporte e contribuindo para o desenvolvimento econômico local e regional.

Duas obras são de extrema importancia nessa questão: Hidrovia do Parnaíba e o Cmplexo Portuário.

Hidrovia do Parnaíba

O projeto de construção da Hidrovia do Parnaíba avança com a finalização dos projetos executivos das obras no trecho de Uruçuí a Luís Correia. Os projetos, elaborados por uma empresa de consultoria contratada pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), foram finalizados em agosto de 2024. Adicionalmente, o Estado apresentou o memorial do Projeto de Revitalização Ampla do Rio Parnaíba, visando tanto a preservação ambiental quanto a recuperação da navegabilidade desse que é o mais importante rio do estado e um dos maiores do Nordeste.

Complexo Portuário Luís Correia

  • Aceleração do Complexo Portuário de Luís Correia:
    • Implementação liderada pelo Governo do Estado, através da Investe Piauí e da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto Piauí).
    • O cais de atracação está com 71,5% das obras concluídas e deve ser finalizado até dezembro de 2024.
    • A retroárea tem previsão de conclusão em maio de 2025.
    • Investimento total nas obras contratadas até outubro de 2024 é de R$ 121,5 milhões.
  • Impacto Econômico e Logístico:
    • O complexo portuário será essencial para o escoamento da produção agrícola do Cerrado piauiense.
    • Facilitará operações de importação e exportação, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
    • Inclui a construção de um Terminal de Uso Privado (TUP), atraindo investimentos e ampliando a competitividade da região.
  • Potencial Estratégico do Piauí:
    • Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam grande potencial do estado em setores estratégicos.
    • Parte da região do Matopiba e da “margem equatorial”, área promissora para petróleo e gás.
    • Destaque nacional na geração de energia renovável, ocupando o terceiro lugar em produção solar e eólica no Brasil.
  • Alinhamento com Diretrizes Nacionais:
    • As ações do governo estadual estão em sintonia com as recomendações da CNI, com foco em superar obstáculos logísticos e fomentar o desenvolvimento.
    • As obras em andamento buscam resolver desafios logísticos e abrir portas para novos investimentos e desenvolvimento sustentável.

Essas iniciativas indicam o compromisso do Piauí em se tornar um importante polo logístico e industrial no Nordeste, com infraestrutura adequada para impulsionar a economia local e regional.

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