O governador Carlos Brandão anunciou, ontem, sábado (28), um conjunto de benefícios para os servidores estaduais, em homenagem ao Dia do Servidor Público. Entre as medidas, está um projeto de lei que propõe um aumento salarial de 11% para servidores efetivos, ativos e inativos, de forma gradativa. O projeto de lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado.
Segundo o governador Carlos Brandão, o objetivo do aumento é reconhecer e garantir a valorização do servidor público. A medida também visa atrair e manter os profissionais mais qualificados, além de gerar mais estabilidade no setor público e estimular a economia. ele destacou:
“Continuamos trabalhando para assegurar mais valorização aos servidores, que são essenciais na missão de cuidar do Maranhão. É nossa maneira de agradecer e reiterar nosso compromisso com cada um e cada uma que colabora com as ações e políticas do nosso governo”
Além do projeto de lei, o Governo também está implementando todas as promoções, progressões, adicionais e titulações, restabelecendo auxílios que estavam suspensos, como o auxílio natalidade e funeral.
O secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Ferro, disse que o governo tem feito todos os esforços possíveis no que se refere aos investimentos. “O governo está investindo na valorização de seus servidores, mesmo diante de um cenário de restrição fiscal e contingenciamento de despesas. O Decreto de Redução de Custos do Poder Executivo está sendo uma das ações de nossa gestão que nos possibilita a concessão deste aumento salarial dentro dos limites orçamentários e das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou.
Segurança Pública
O Governo do Maranhão também irá ajustar a defasagem sofrida nos últimos anos pela Polícia Civil. Por isso, peritos, investigadores, escrivães e auxiliares da Polícia Civil terão reajuste maior para reposicioná-los em nível nacional.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Educação
Os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Estadual do Sul do Maranhão (Uemasul) também terão novos benefícios. O governador aprovou o aumento no percentual da gratificação de titulação: de 25% para 30%, para especialistas; de 35% para 40%, para mestres; e de 50% para 60% para doutores.
No caso dos professores ativos e inativos do ensino médio, que são regidos pelo piso nacional do magistério, e aposentados, o governo estadual destaca que estes já receberam 11% de reajuste.
A previsão é de que os valores reajustados estejam disponíveis aos servidores a partir de janeiro, de maneira escalonada.
“Esta medida é resultado do compromisso do governador com a valorização de todos os servidores, reconhecendo o esforço e a dedicação das equipes que trabalham para entregar serviços públicos de qualidade. No Dia do Servidor, o Maranhão agradece e parabeniza o esforço e o talento de cada uma dessas pessoas que fazem o estado avançar e que, a partir do seu trabalho diário, fazem a diferença na vida de cada maranhense”, finalizou o secretário de estado da Administração, Guilberth Garcês.