Um encontro realizado ontem, quinta-feira (13), em Salvador (BA), marcou o primeiro diálogo entre o governador Jerônimo Rodrigues, o presidente do Sebrae, Décio Lima, a direção estadual e representantes da instituição. O objetivo foi discutir a expansão da parceria entre o governo e o Sebrae em áreas como educação, desenvolvimento econômico, meio ambiente e agricultura familiar. Durante a reunião, o governador destacou o projeto para o fortalecimento da capacitação de micro e pequenas empresas, considerando o potencial de crescimento do empreendedorismo na Bahia.
“Estamos avaliando os programas e projetos apoiados pelo Sebrae para pensar em novos apoios. Estamos considerando uma ação de capacitação para o Microempreendedor Individual (MEI), além de empreendedores de pequeno e médio porte. Também estamos focados em categorias profissionais que não têm clareza sobre esses conceitos, como os motoristas de aplicativo”, explicou o governador Jerônimo Rodrigues, referindo-se a um dos planos de ação do estado para fortalecer ainda mais o setor.
Jerônimo Rodrigues também ressaltou a elaboração de um projeto em parceria com o Sebrae para fortalecer a economia nos próximos quatro anos de governo, que fará parte do Plano Plurianual Participativo (PPA). Décio Lima enfatizou que a Bahia tem se destacado no desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo.
“A Bahia está apresentando números fantásticos para a economia brasileira, o que nos deixa otimistas. Isso significa uma maior pulverização econômica, o que resulta em distribuição de riqueza e renda”, comemorou.
De acordo com informações divulgadas pelo próprio Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia criou 42.624 postos de trabalho de janeiro a maio. Desse total, 28.850 foram gerados por micro e pequenas empresas. Somente em maio, foram criados 5.594 novos postos de trabalho, o que representa seis em cada dez vagas na Bahia.
Segundo o secretário Ângelo Almeida, responsável pelo Desenvolvimento Econômico, os pequenos empreendedores são responsáveis por quase 70% dos empregos gerados no estado. “Essa parceria entre o governo estadual e o Sebrae é fundamental para promover inovação e qualidade na gestão dos pequenos e microempresários”.
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) é uma das pastas envolvidas em diversos projetos com o Sebrae. “Temos trabalhado em conjunto com o Sebrae, especialmente na área do empreendedorismo. Ao unir os esforços da Setre e do Sebrae, fortalecemos a qualidade. Atualmente, estamos desenvolvendo um projeto em parceria para os 27 territórios de identidade, visando qualificar mais de 3.200 empreendedores”, detalhou Davidson Magalhães, secretário da pasta, sobre uma das ações de interiorização da Secretaria.
REDAÇÃO com Assessoria