O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaGovernadora Raquel Lyra se reúne com os ministros do Governo Lula e...

Governadora Raquel Lyra se reúne com os ministros do Governo Lula e discute a atração de novos recursos federais para Pernambuco

A governadora Raquel Lyra se reuniu ontem com o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília, para discutir investimentos em habitação social em Pernambuco. Durante o encontro, Raquel Lyra apresentou ao ministro uma lista de terrenos que podem ser utilizados para a construção de empreendimentos habitacionais. Antes dessa reunião, a governadora também se encontrou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para debater sobre a alocação de recursos para a regionalização da saúde no Estado.

Raquel Lyra enfatizou: ‘Apresentamos ao ministro Jader vários terrenos para a construção de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e também discutimos novos projetos em Pernambuco.’ A gestão estadual está empenhada em proporcionar moradias dignas para os pernambucanos, e uma das iniciativas nesse sentido é o programa Morar Bem PE, voltado para famílias com renda de até dois salários mínimos.

- Continua depois da publicidade -

O programa tem como meta facilitar a construção de moradias populares no Estado, otimizando os recursos disponibilizados pelo governo federal no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ao disponibilizar terrenos para esse fim, os processos de propriedade que podem ser utilizados como contrapartida nos planos de habitação federais são agilizados, permitindo a contratação de um número maior de unidades do que inicialmente previsto pelo governo federal.

Simone Nunes, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, que acompanhou a visita da governadora juntamente com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, ressaltou: ‘A portaria do Minha Casa, Minha Vida FAR já destinava 6.325 unidades para Pernambuco, e nós catalogamos terrenos que podem ser utilizados para a construção de empreendimentos habitacionais. Agora, estamos pleiteando com o ministro Jader o máximo de imóveis para contribuir na solução de nossos problemas de habitação.’

O Minha Casa, Minha Vida FAR tem como objetivo fornecer unidades habitacionais novas em áreas urbanas para certos grupos de famílias com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial. O plano do governo federal estabelece a meta de contratar 130.000 unidades habitacionais no país em 2023, sendo 6.325 em Pernambuco.

Serão beneficiadas pela iniciativa famílias que perderam suas casas devido a obras públicas federais, desastres naturais ou que vivem em áreas de alto risco. O governo está pleiteando junto ao governo federal a inclusão das famílias afetadas pelos desastres dos prédios-caixão na modalidade FAR.

Com a ministra Nísia Trindade, a governadora também buscou atrair novos investimentos para o Estado. Raquel Lyra destacou: ‘No Ministério da Saúde, negociamos novas maternidades e aumento de recursos.’ Na última semana, Raquel Lyra anunciou a construção da segunda maternidade da gestão, em Ouricuri, no Sertão. A unidade, que é uma demanda da população na região, contará com leitos de alto risco, banco de leite, entre outros serviços. A primeira maternidade está sendo construída em Caruaru, no Agreste.

QUAIS AS OBRAS DO NOVO PAC EM PERNAMBUCO

Estado terá R$ 91,9 bilhões em Pernambuco em obras e serviços para melhorar a vida da população.

Conheça algumas obras:

– Ferrovia Transnordestina;
– Adequação da BR-423 – São Caetano – Lajedo;
– Adequação da BR-104 – Caruaru – Divisa PB;
– Adutora do Pajeú – 2ª Fase / 2ª Etapa (Obra – 72% – Inclui 1ª e 2ª fases da 2ª Etapa);
– Adutora do Agreste Pernambucano – 1ª Etapa;
– Recuperação patrimônio histórico de Recife e Olinda Fernando de Noronha;
– Ampliação do Hospital Universitário da UFPE;
– Infovia estadual e internet em 5.937 escolas;
– Hemobrás – conclusão da fábrica de hemoderivados;
– Conclusão da Refinaria Abreu e Lima;
– Moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.
– Duplicação da BR-232 entre São Caetano e Serra Talhada, no Sertão;
– Duplicação da BR-407 no Sertão;
– Duplicação da BR-408 em Carpina, na Mata Norte do Estado;
– Duplicação da BR-423 entre São Caetano e Lajedo, no Agreste;
– Duplicação da BR-424 entre Lajedo e Garanhuns, no Agreste;
– Construção da BR-424 no Agreste;
– Construção da BR-110/316, no Sertão;
– Adequação da BR-104 no Agreste do Estado até a divisa com a Paraíba;
– Adequação da travessia urbana de Petrolina nas BRs-407 e 428;
– Construção da Variante do Contorno do Recife pelas BRs 101 e 408 (Arco Metropolitano) ;
– Construção da BR-363 em Fernando de Noronha;

Preservação do patrimônio histórico

O Novo PAC aposta também na valorização da cultura local e para isso, o plano contempla retomada, conclusão é novas obras que preservam o patrimônio histórico pernambucano.

Fernando de Noronha: Conservação e revitalização do Forte Santo Antônio e Conservação e revitalização do Forte São Pedro do Boldró.

Olinda: Requalificação do Largo e Adro da Igreja de N. S. do Monte; Restauração da Igreja de São Pedro; Restauração do Casarão Hermann Lundgren – implantação do Centro da Memória de Olinda; Restauração do Cine Teatro Duarte Coelho – implantação da Escola de Cine Animação; Obra de Cobertura da Igreja São José do Ribamar; Requalificação do Mercado São José; Restauração do Conjunto do Carmo – entorno; Restauração do entorno da Igreja de São José do Ribamar; Restauração do Mosteiro de São Bento e anexo I e II.

Recife: Obra de Cobertura da Igreja São José do Ribamar; Requalificação do Mercado São José; Restauração do Conjunto do Carmo; Restauração do entorno da Igreja de São José do Ribamar; Restauração do Mosteiro de São Bento e anexo I e II; Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio – Bens Integrados.

 

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...