O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaGovernador Camilo Santana assinou mensagem de lei que cria o Programa Ceará...

Governador Camilo Santana assinou mensagem de lei que cria o Programa Ceará Filmes

No encerramento do Cine Ceará, na noite dessa sexta-feira (3), no Cineteatro São Luiz, o governador Camilo Santana assinou a mensagem de lei que institui o Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual – o Ceará Filmes – e cria o Sistema Estadual do Cinema e Audiovisual e o Fundo Setorial do Audiovisual do Ceará. O Programa Ceará Filmes tem por objetivo o fomento ao desenvolvimento da produção do audiovisual cearense em conexão com a arte e cultura digital, promovendo os processos de criação, formação, exibição, distribuição, preservação, pesquisa e intercâmbio.

O anúncio se deu junto à entrega do troféu Eusélio Oliveira entregue pelo cineasta Rosemberg Cariry ao governador, com os aplausos para o audiovisual cearense na noite de premiações e encerramento do 31º Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema. Depois de uma semana, foi hora de se despedir do festival que esteve em cartaz no Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão. O encerramento contou com a exibição do mais novo longa-metragem de Karim Aïnouz, “Marinheiro das montanhas”, aplaudido por 15 minutos no Festival de Cannes.

- Continua depois da publicidade -

Ao lado do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; do cineasta Rosemberg Cariry; e do cineasta e diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira, o governador Camilo Santana ressaltou a importância da lei que institui o Programa Ceará Filmes. “Hoje estamos assinando um projeto de lei que institui o programa de desenvolvimento do audiovisual cearense, com criação do Fundo Setorial para o Audiovisual e será o primeiro passo para que possamos consolidar a empresa Ceará Filmes”, pontuou o governador.

O secretário da Cultura Fabiano Piúba falou sobre o lançamento da 14ª edição do Edital Ceará de Cinema e Vídeo pela Secult Ceará, que destinará R$11 milhões ao setor no estado, e sobre a importância do Programa Ceará Filmes. “Estamos dando um passo de criação de uma política de Estado para a cultura e isso tem sido uma marca do governador Camilo Santana. Ele instituiu a lei que cria o Plano Estadual de Cultura, a Lei do Cultura Viva, a Lei do Plano de Cultura Infância, dentre outras, incluindo, em breve, a nova lei do Sistema Estadual de Cultura do Ceará, para estruturar toda a política cultural, mas que, sobretudo, traz três palavras fundamentais para o fomento às artes e à cultura no nosso estado: a simplificação, e desburocratização e modernização”, destacou.

Já o cineasta Rosemberg Cariry, ao entregar o troféu Eusélio Oliveira ao governador Camilo Santana, destacou o papel de sua gestão no Governo do Estado para a cultura. “Essa homenagem que o Cine Ceará faz ao governador é uma homenagem pelo muito que ele fez e continua fazendo pela cultura e pelo cinema do Ceará. Eu acho que, mais do que isso, é reconhecimento dos cearenses à sua postura corajosa, digna de um democrata que tem conseguido levar o estado do Ceará com equilíbrio diante de um país que está em ruínas e cercado de obscuridades”, ressaltou.

FONTE: SECOM CE / TEXTO: Carlos Gibaja Fotos

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

O dia que 2 nordestinos ganharam homenagem do exército alemão em plena guerra

Um mito que envolve três supostos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), conhecidos como os "Três Heróis de Montese" permanece vivo até hoje. De...