Para impulsionar a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) firmou nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro, uma parceria estratégica com o Google.
Dessa forma, o Nordeste vai contar com a ajuda dessa gigante da tecnologia para impulsionar o turismo da região
O objetivo é capacitar negócios como restaurantes, hotéis e agências de viagem, melhorando sua competitividade e alcance no mercado digital.
Fortalecimento Digital com Workshops e Ferramentas
A iniciativa oferece workshops e conteúdos sobre boas práticas digitais, que serão divulgados no site do EmbraturLAB, o laboratório de inovação da Embratur. Essas ações visam fomentar o crescimento do turismo brasileiro, com foco inicial no Rio de Janeiro. O projeto, intitulado “Conecte, engaje e dê seus próximos passos com o Google”, foi apresentado no Sheraton Hotel, em São Conrado.
Além dos workshops, a parceria inclui dicas para o uso de ferramentas do Google, como cardápio digital e reserva de mesas pelo aplicativo. Também ocorrerão capacitações para melhor recepção de visitantes estrangeiros, incluindo informações e menus em múltiplos idiomas.
Acesso e Benefícios para Empresários
Empresários interessados em fortalecer sua presença digital podem acessar o site do EmbraturLAB para treinamentos e tutoriais. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria: “É extremamente importante. Embratur e Google estão há um ano fazendo essa parceria e os primeiros resultados começam a aparecer”.
LEIA TAMBÉM:
– Estado do Nordeste vira potência mundial em energia solar
– O dia em que Pernambuco perdeu 60% de sua área para Minas
– Nordeste terá investimento recorde em 121 universidades
Freixo ressaltou que a digitalização dos destinos turísticos e empreendimentos ajuda os turistas a conhecerem as opções disponíveis no Brasil antes mesmo de chegarem: “Esse é o objetivo: fazer com que mais turistas estrangeiros venham para cá, que [isso] gere mais emprego e renda, e que nossa ponta do turismo [com] nossos donos de bares, restaurantes e hotéis esteja capacitada para esse mundo digital”.
Pilares da Parceria
Newton Neto, diretor de parcerias do Google, explicou que a união entre Embratur e Google se baseia na promoção internacional dos destinos brasileiros e na capacitação dos pequenos e médios empreendedores para criar uma presença online robusta: “Ter uma presença robusta na internet faz com que pessoas que estão interessadas em visitar destinos, que buscam por um restaurante, um hotel, um passeio, encontrem esses empreendimentos facilmente no Google Maps e na busca do Google. E capacitar esse setor é fundamental para que eles cresçam o seu negócio”.
LEIA TAMBÉM:
– IBGE: Paraíba lidera crescimento no Nordeste do Setor de Serviços
– Médica do RN improvisa e salva bebê com embalagem de bolo
– São João de CG tem recorde de público e a maior quadrilha do mundo
– Nordeste dispara 3,2% e é a região que mais cresce no Brasil
Em suma, a parceria entre Embratur e Google representa um passo significativo para a digitalização das pequenas e médias empresas de turismo no Brasil. Ao mesmo tempo, com ferramentas, capacitação e visibilidade, os empreendedores têm a oportunidade de expandir seus negócios. Desse modo, alcançar novos mercados e fortalecer a economia local, promovendo um setor mais competitivo e conectado.