“O que é necessário para escolher um sócio, considerando que eu não confio em ninguém?” Um amigo me veio com essa pergunta ainda ontem. Logo de cara, eu respondi: não tenha um sócio nesse caso. Confiança é, para mim, a primeira preocupação. A partir daí, me ocorreu o que mais seria necessário para se ter uma sociedade bem sucedida.
Bom, supondo que você, ao contrário do meu colega, confie em alguém o suficiente para se associar a essa pessoa, o segundo passo seria avaliar se seus valores são compatíveis. Nesse ponto, me refiro ao caráter mesmo, as visões fundamentais de todo ser humano – isso também vai pesar em algum momento.
Aí começa a ser uma questão de sintonia e habilidades compatíveis. No caso da @soeparaiba, a complementaridade sempre foi a primeira ordem. Nós somos amigas e já atendíamos às premissas anteriores, mas nunca havíamos imaginado trabalhar juntas até a necessidade bater à porta.
No trabalho com Ellyka, descobri que ela reunia as competências necessárias ao nosso negócio e, principalmente, que as suas habilidades preenchiam, exatamente, aqueles lugares nos quais eu não me desenvolvo muito bem. Quando uma brilha, a outra dá suporte, e vice-versa. Essa divisão de tarefas alivia a carga e gera uma sensação de respeito e admiração mútuo, porque cada uma tem o seu lugar de potência.
É engraçado que as pessoas que nos veem de fora oscilam entre “vocês são ótimas juntas” ou “vocês discutem demais” e os dois extremos são verdade. A Soé é um projeto que nos enche de alegria, mas todo relacionamento é também um lugar de desconfortos – e isso é natural quando nos leva ao crescimento. No frigir dos ovos, sociedade é mesmo, como dizem, um casamento, por isso não saia por aí casando com qualquer um(a).
Mas, claro, há outras formas de se levar um negócio, inclusive, individualmente. De um modo ou de outro, é muito bom estar perto de uma rede de apoio como encontramos na Power. Você continua tendo a palavra final no seu empreendimento, mas conta com um pensamento em rede em todo esse processo. Assim, é muito bom. – @marialiviacunha é jornalista e uma das criadoras da Soé.
FOTO: @soeparaiba