O destaque ficou por conta do setor de alimentação, segundo balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF)
O mercado de franquias no Ceará voltou a crescer em 2021, consolidando a curva de recuperação no pós-pandemia. É o que mostra o balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) que o Focus teve acesso.
Ao todo, foram R$ 3,7 bilhões em faturamento no ano passado, o que totaliza um crescimento de 11,1% no comparativo com 2020.
Quem mais lucrou foram as franquias de alimentação (comércio e distribuição), registrando 38,8% de alta. Em segundo aparece o segmento de hotelaria e turismo (25,4%), seguido de moda (20,7%).
Mesmo com o resultado expressivo, a abertura de unidades no Estado ficou estável. Segundo o levantamento da ABF, uma sensível alta de 0,4% marcou o setor no Ceará.
Novamente o destaque ficou por conta do setor de alimentação. Em 2020, o Estado tinha 130 franquias. Em 2021, passou para 260, crescimento de em 99,8%.
O detalhamento pode ser visto no vídeo abaixo de Cândido Espinheira, diretor Regional da ABF Nordeste e sócio da Yes! Cosmetics:
Quem mais perdeu no Ceará foram as franquias de comunicação, informática e eletrônicos. Em 2020, eram 147. Em 2021, somaram 88 – retração de 40%.
Nordeste
Com relação ao Nordeste, o setor na região faturou R$ 27,5 bilhões em 2021, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior, cujo faturamento foi de R$ 24,07 bilhões. Esse crescimento foi acima da média nacional. Já em número de unidades, o mercado da Região expandiu mais de 2,9%, com 24.907 operações.
O maior número das unidades de franquias do Nordeste está nos mercados de saúde, beleza e bem-estar (23,1%), Serviços e outros negócios (20,3%) e alimentação food Service (13,8%), o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Nordeste.
FONTE: REPRODUÇÃO