O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaFortescue assina pré-contrato para investir no hub de hidrogênio do Ceará

Fortescue assina pré-contrato para investir no hub de hidrogênio do Ceará

Empresa australiana tem projeto de US$ 6 bilhões para produção de hidrogênio verde no Porto do Pecém

A Fortescue Future Industries (FFI), subsidiária da mineradora australiana Fortescue Metals Group, assinou um pré-contrato com o governo do Ceará, nesta quarta-feira (15/6), para avançar com o projeto de uma usina de hidrogênio verde (H2V) no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE).

- Continua depois da publicidade -

As partes já tinham assinado, em julho de 2021, um memorando de entendimento sobre o investimento, estimado em US$ 6 bilhões.

Em nota, o CEO da Fortescue Future Industries Latin America, Agustín Pichot, afirmou que, nos últimos meses, a empresa começou a aprofundar os estudos de impacto ambiental e social sobre o empreendimento. E que o pré-contrato permitirá à companhia continuar a avançar nos estudos de pré-viabilidade do projeto.

E se compromete a assumir os “melhores esforços para colaborar com as universidades locais para desenvolver programas de pesquisa para promover tecnologias relacionadas ao hidrogênio” e, “preferencialmente, capacitar e contratar mão de obra local e contratar serviços e produtos de empresas e fornecedores locais” para o projeto.

Ao anunciar o projeto, no ano passado, a Fortescue tinha como meta começar as operações da usina em 2025 e produzir 15 milhões de toneladas de H2V até 2030. A nota oficial emitida nesta quarta-feira (15/6) pelo governo cearense não atualiza o cronograma.

O Ceará tenta atrair a Fortescue e outras empresas para a instalação de um hub de hidrogênio verde no Porto do Pecém. Até o momento, o governo estadual já assinou 18 memorandos de cooperação com diferentes agentes de mercado, com o objetivo de produzir e exportar hidrogênio verde a partir do complexo portuário.

Além da australiana, também possuem memorandos de entendimento para instalação de projetos do tipo, em Pecém, empresas como a Qair Brasil, White Martins e a australiana Enegix.

FONTE: EP BR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Startup do Nordeste foca na Agricultura do Futuro com projeto inovador

A startup Le Shroom, sediada no Rio Grande do Norte, desponta como uma referência no setor de inovação e sustentabilidade voltada para a produção...