O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaFortaleza busca implementar PPA para promover o uso de energia renovável na...

Fortaleza busca implementar PPA para promover o uso de energia renovável na SME

A Prefeitura de Fortaleza, ainda está com edital aberto para contratação de parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de projetos de eficiência energética para escolas e creches da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Os interessados podem participar até 18 de outubro. Poderão participar os interessados que atendam aos critérios previstos no Edital, devendo entregar os envelopes com a documentação de credenciamento e garantia da proposta, proposta de valores e de habilitação na Central de Licitações de Fortaleza (CLFOR), na avenida Heráclito Graça, 750 – Centro.

- Continua depois da publicidade -

Acesse o Edital na íntegra

A iniciativa do projeto para as unidades ensino foi estruturada no âmbito de Procedimento de Manifestação de Interesse, instituído pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada (PPPFor), com a proposição de um conceito inovador e sustentável, objetivando a redução de despesas fixas da Prefeitura. Para atender os encargos relacionados ao Projeto, estimou-se um investimento aproximado de R$ 52 milhões realizado pelo setor privado.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem a capital da uva e do vinho do Brasil em pleno sertão
Estado do Nordeste impulsiona o Brasil a ser o maior produtor de algodão do mundo
Nordeste no TOP 3 dos melhores restaurantes do mundo para ir com a família
Juiz nordestino conquista a internet com jeito simples e sensível

Com a implementação da parceria entre setor público e privado, a Prefeitura almeja otimizar os gastos, promovendo a eficiência energética através da substituição de lâmpadas e equipamentos, além da produção de energia por meio da tecnologia solar. Um aspecto crucial é a garantia de receita, correspondendo ao montante investido pelo Município na demanda de energia consumida, especialmente diante dos consideráveis aumentos nas tarifas nos últimos anos. Esta iniciativa visa, também, servir como um modelo para outras entidades públicas, incentivando a busca por alternativas sustentáveis”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

O sistema de operação adotado será o de geração distribuída, com a instalação de sete usinas fotovoltaicas e a colocação de placas solares em oito escolas como parte de um projeto educativo. Espera-se uma economia estimada de 19,8% para o setor público, abrangendo o consumo de 468 unidades. Isso se traduzirá em uma economia anual média total de R$ 1,6 milhão ao longo do tempo.

 

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Novo ranking revela as 5 melhores universidades do Nordeste

Um novo ranking global da consultoria Center for World University Rankings (CWUR) revelou quais as cinco melhores universidades do Nordeste. De acordo com o levantamento,...