O festival literário “Histórias da Floresta” promete muita diversão para toda a família na CAIXA Cultural Fortaleza neste fim de semana. A programação inclui feira literária, conversas com escritores, narração de histórias, oficinas, espetáculos artísticos e uma mostra cenográfica de uma floresta viva. Nesta sexta-feira, às 19h, o Povo Pitaguary fará um Toré, um ritual tradicional dos povos indígenas, no Pátio Externo da Caixa Cultural. A entrada é gratuita para todas as atividades. O projeto tem como objetivo resgatar as origens ancestrais dos indígenas, além de valorizar a diversidade cultural e a conservação ambiental.
Floresta viva
Até domingo, no Foyer, o público terá a oportunidade de viver uma experiência imersiva na Floresta Viva, formada por uma exposição cenográfica, ambientada com mais de 300 espécies de vegetação natural, que promovem uma experiência sensorial com sons e histórias da floresta. A estrutura conta também com uma instalação artística em formato de Ocaruçu, que é uma construção indígena onde se compartilha histórias e encontros. Até domingo, acontecem Visitas Mediadas, que na sexta-feira vão ser às 9h e às 14h, no sábado, das 9h às 12h e, no domingo, das 10h às 12h.
Oficinas
Tem oficinas também para as crianças. Na sexta-feira, às 15h, no foyer, acontecerá a Oficina Literária ‘Histórias da Floresta’, com Almir Mota. No sábado, a atividade será sobre “Contação de Histórias Indígenas para Crianças”, com Glaubiana Jenipapo, às 15h na sala Gente Arteira. E no domingo, o Grupo Era Uma Vez… conduzirá a Oficina Canções de Roda e Sons Corporais, às 16h, no foyer.
Contação de Histórias
No festival literário acontecem diversas atividades para as crianças, como contações de histórias. Na sexta-feira (27), o tema será “Contos de Pachamama”, com Almir Mota e Júlia Barros, às 10h, no foyer, com acessibilidade em Libras. No sábado, no mesmo local, a contação será de “Nas Lendas da Imaginação”, com Rebeka Lúcio, às 14h. E no domingo, serão duas histórias. A primeira, às 14h, será o “Na Sombra da Jurema”, com Jessica Anacé, Wirly Karão e Byya Kanindé, no foyer, e às 15h, a criançada será convidada a se dirigir ao teatro para participar da contação de “Mil e Uma Histórias do Ceará – contos populares”, com o Grupo Era Uma Vez….
LEIA TAMBÉM
– Nordeste lidera a queda nos preços dos combustíveis no Brasil
– Como o turismo sustentável pode alavancar o setor no Nordeste
Bate-papo com autores
Uma série de bate-papos também acontece como parte da programação. Na sexta-feira, será com Vinícios Ferraz, às 18h, no Teatro, com mediação de Patrícia Adjokè. No sábado, a ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga Geni Nuñez participa de duas conversas: às 16h, no foyer, com as crianças e, às 19h, com público de todas as idades no teatro, com mediação de Rebeka Lúcio. Na sequência, haverá sessão de autógrafos com a autora no Espaço de Convivência.
E no encerramento desta edição do Festival Literário “Histórias da Floresta”, os visitantes terão a oportunidade de participar do bate-papo com o escritor Olívio Jekupé, mediado por Mateus Tremembé, às 18h, no teatro, seguido de sessão de autógrafo, às 19h, no Espaço de Convivência.
LEIA TAMBEM:
– Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
– Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
– Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador
Lançamentos Literários
No Espaço de Convivência, no térreo da Caixa Cultural, está a Feira Literária, onde acontecem vários lançamentos literários com a presença dos autores. Nesta sexta-feira, às 17h, o lançamento será de “Bel, a princesa nordestina”, de Leoneide Rocha e Débora Aldyana, do Coletivo Mulherio das Letras Ceará. No sábado, o Coletivo Mulherio das Letras Ceará estará presente com três lançamentos de livros: às 10h, “Cachoeira do Rio dos Sapos”, de Amália Simonetti, às 13h, “A Viagem de Zora”, de Rosalina Moraes, e às 18h, “Meu bisavô é amigo do Curupira”, de Liduína Vidal.
Serviço:
[FESTIVAL LITERÁRIO] Histórias da Floresta
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Visitação: até 29 de outubro de 2023 (domingo)
Horários: todos os dias das 9h às 20h, exceto domingo, que ocorre das 10h às 19h
Ingressos: entrada gratuita
Informações: @caixaculturalfortaleza @historiasdafloresta (Instagram)
Acesso para pessoas com deficiência