João Pessoa dá início, a partir desta sexta-feira (10), ao primeiro dos nove encontros da edição 2024 do Cena Nordeste Festival, um intercâmbio artístico-cultural promovido pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), que sediará a primeira etapa do evento.
O Cena Nordeste Festival acontecerá na capital paraibana ao longo de dois dias, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo
O festival é itinerante e após João Pessoa, seguirá para as demais capitais nordestinas, sempre contando com a participação de artistas de todos os estados da Região em oito diferentes linguagens culturais: arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro.
O evento começa por João Pessoa pois o estado atualmente lidera a coordenação da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste. Além disso, foi a partir de um projeto apresentado pela Paraíba em agosto do ano passado que o Cena Nordeste Festival começou a ser concebido.
“Este é um projeto inovador, revolucionário, que promove a integração do Nordeste através da cultura e das artes. É algo de uma potência incrível. Artistas de oito diferentes linguagens, representando todos os estados nordestinos, percorrendo cada uma das capitais. Isso permite que as populações locais tenham acesso gratuito ao que é produzido em nossa Região”, celebrou o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos.
Como anfitrião do primeiro fim de semana do Cena Nordeste Festival, Pedro expressa empolgação pelo que está por vir. “Vamos reunir profissionais da cultura de todas essas linguagens. Inicialmente em João Pessoa, e depois nas outras capitais. É uma circulação de artistas nordestinos que tem tudo para dar certo e se repetir nos anos seguintes”, ressaltou.
Em João Pessoa, por exemplo, haverá forró de Alagoas, grupos de cultura popular do Maranhão, audiovisual do Piauí, arte urbana de Pernambuco, apresentações circenses do Rio Grande do Norte, grupos de dança de Sergipe, teatro do Ceará e música da Bahia.
Após a capital paraibana, os demais encontros do Cena Nordeste Festival ocorrerão em:
- Maceió (7 e 8 de junho)
- São Luís (5 e 6 de julho)
- Teresina (2 e 3 de agosto)
- Recife (31 de agosto e 1º de setembro)
- Natal (21 e 22 de setembro)
- Aracaju (11 e 12 de outubro)
- Fortaleza (16 e 17 de novembro)
- Salvador (7 e 8 de dezembro)
As atrações foram selecionadas por curadores locais contratados pelos estados. O anfitrião do fim de semana é responsável pela hospedagem dos visitantes e pela organização do encontro junto ao Consórcio Nordeste, enquanto os estados visitantes custeiam o transporte dos participantes.
Confira a programação do Cena Nordeste Festival em João Pessoa
10h às 16h – Arte urbana (Grupo Osmo Crew)
16h às 23h55 – Feirinha – Palco da Praça do Povo
16h30 – Trio de Forró
18h30 – Espetáculo de teatro “Aquelas: uma dieta para caber no mundo” – Sala de Concertos
19h30 – Apresentação da banda de forró “Os Anselmos” – Teatro de Arena
20h45 – Apresentação da banda de forró Fidellis – Teatro de Arena
22h15 – Apresentação da banda “Seu Pereira e Coletivo 401” -Teatro de Arena
Sábado (11 de maio)
10h às 16h – Arte urbana (Grupo Osmo Crew)
10h – Apresentação de cultura popular do grupo “Cacuriá de Dona Teté” – Praça do Povo
14h – Mostra de audiovisual (Álbum de Família, de Milena Rocha; Cidade entre Rios, de Leonardo Mendes e Weslley Oliveira; Gorete Canivete, de Rivanildo Feitosa; Encarnado de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro) – Cine Banguê
16h – Circo Grock – Sala de Concertos
16h às 23h55 – Feirinha
19h – Espetáculo de dança “Deste Nór” – Teatro Paulo Pontes
21h – Apresentação da banda “Roça Sound” – Teatro de Arena