A Ferrovia Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil, com o objetivo de interligar o município de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos do Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco. A obra, iniciada no governo Lula e suspensa na gestão Bolsonaro, foi retomada e vai demandar investimentos de R$ 7 bilhões para o ramal cearense e de R$ 5 bilhões para o pernambucano.
A ferrovia corta três estados do Nordeste e passa por 53 municípios, sendo 28 no Piauí, 19 em Pernambuco e seis no Ceará. O trajeto total é de 1.209 km em linha principal, sendo 527 km entre Eliseu Martins e Salgueiro (PE), 316 km entre Salgueiro e Suape (PE) e 366 km entre Salgueiro e Pecém (CE).
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Como será o funcionamento da ferrovia Transnordestina?
A obra é feita com recursos da CSN (responsável pela execução), Infra (antiga Valec), Finor, BNDES, BNB e Sudene. A ferrovia transportará grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério, entre outros produtos.
O secretário de segurança pública do Ceará, João Alves, afirmou que a expectativa é concluir a obra até o fim do governo Lula, em 2026. Ele disse que a ferrovia é fundamental para o desenvolvimento econômico do Nordeste e que a polícia está trabalhando para garantir a segurança da obra.
Trecho | Distância (km) |
---|---|
Eliseu Martins – Salgueiro | 527 |
Salgueiro – Suape | 316 |
Salgueiro – Pecém | 366 |
Total | 1209 |