Ação evita aglomerações em todas as unidades, seja em Teresina como no interior.
Pelo grande fluxo de usuários que circulam diariamente pela Farmácia do Povo, em média, mais de 500 pessoas, a Diretoria da Assistência Farmacêutica adotou medidas para agilizar os atendimentos e, assim, evitar aglomerações em todas as unidades, seja em Teresina como no interior.
Os pacientes terão a prorrogação automática por mais três meses consecutivos da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (Apac), sendo que cada LME corresponderá a duas Apacs de três competências. Ou seja, sem necessidade de novos documentos.
Outra medida é a dispensação de medicamentos para até três meses de consumo aos pacientes, de acordo com o estoque disponível.
Para os pacientes com mais de 60 anos de idade e com comorbidades (como diabetes, hipertensão, doenças relacionadas ao sistema respiratório) designem representantes legais (com declaração autorizadora) para o recebimento dos medicamentos.
Tais providências reduzem as idas às Farmácias do Povo, evitando as aglomerações e diminuindo exposições desnecessárias, medidas essas que podem prevenir possíveis transmissões da Covid-19. As medidas estão em consonância ao que determina o decreto estadual que trata sobre a situação de emergência em saúde pública, relacionada à disseminação do novo coronavírus.
Nos atendimentos, foi adotado um novo fluxograma de trabalho. A recepção e cadastro receberão os documentos de entrada do processo e, de imediato, o usuário receberá o comprovante de atendimento. É nessa etapa que é feita a análise do processo, mas que temporariamente será realizada em outro momento, não mais com a presença do paciente.
Na dispensação, onde o paciente recebe as medicações, foi aumentado o número de atendentes, reduzindo em mais de um terço o tempo de espera.
As cadeiras serão dispostas com maior espaçamento entre elas.
Reforço na frequência da limpeza interna, com uso de álcool em gel, principalmente banheiros, maçanetas, corrimão, elevadores (botão de chamada e o painel interno) e pisos locais da unidade com grande fluxo de pessoas (pacientes/colaboradores), com álcool 70% ou solução de água sanitária.
Também será disponibilizado álcool em gel em pontos estratégicos das farmácias, além de recomendar que pacientes e funcionários utilizem máscara de proteção, caso apresente qualquer um dos sintomas de gripe ou resfriado.
Outra medida simples é que o paciente use sua própria caneta para assinatura dos recibos de recebimento de medicamentos e providencie a limpeza contínua da mesma, além de lavar as mãos com água e sabão.
A Farmácia do Povo mantém o atendimento de segunda a sexta, nos dois turnos: das 7h30 às 12h e 13h30 às 17h30.
Repórter: Graciene Nazareno e Junior Leal
FONTE – SECOM PI