A Mostra, no formato digital, é gratuita e livre para todas as idades
No mês dedicado à Consciência Negra, marca-se a inauguração da Exposição Altar, concebida pelas artistas visuais Alexia Ferreira e Amanda Nunes. A abertura está agendada para esta quinta-feira (23), às 18h, no hall da entrada principal da Estação das Artes, situada no Centro de Fortaleza.
Utilizando as linguagens da colagem e do muralismo, técnicas empregadas pelas artistas, a Exposição tem como propósito desconstruir padrões e revelar a diversidade da arte e cultura cearense. Ela reúne obras que celebram os elementos da ancestralidade, fé e beleza da população negra e latina, exaltando imagens de corpos historicamente marginalizados pela sociedade.
A Exposição é parte integrante do “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, que ocorre ao longo do mês de novembro e é promovido pela Secretaria da Igualdade Racial em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
As obras estarão disponíveis no Complexo Cultural Estação das Artes, que as exibirá digitalmente na entrada principal do espaço. Essa iniciativa faz parte das atividades do Sobrado Dr. José Lourenço, um espaço que faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, e colabora com a Estação das Artes.
.LEIA TAMBÉM:
– Maior cidade do Nordeste fará investimento milionário em 690 ruas
– VÍDEO: Por que o NORDESTE é a MECA do HIDROGENIO VERDE no mundo?
– Réveillon no Nordeste! Como serão as principais festas de ano novo da região
Essa ação representa mais um marco do projeto Percursos, cujo objetivo é promover a disseminação, a formação e o fomento de expressões artísticas e culturais de maneira descentralizada em diversos territórios do Estado. Esse projeto é realizado em colaboração com instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades nas áreas de artes, patrimônio cultural e memória.
Sobre as artistas
Alexia Ferreira | @colagemnegra
Vinda da periferia, têm seus trabalhos voltados para a vida nos territórios. Assim, usa seu cotidiano como base para a criação deles. Aborda seu processo criativo iniciando a colagem a partir da sua concepção filosófica negra. Graduanda em Filosofia, bacharel pela Universidade Estadual do Ceará, tendo como foco o estudo em filosofias africanas, usa da colagem como ferramenta de questionamento e conhecimento social. É autodidata e trabalha com Ilustração desde 2019.
Amanda Nunes | @crimespassionais
Nascida na cidade de Ceilândia, periferia do Distrito Federal, atravessou para o Ceará com 8 anos de idade e entre esses territórios construiu sua narrativa artística. Formada em Design Gráfico, atua principalmente como artista plástica e urbana. Desenvolve uma investigação acerca da trajetória de um corpo multirracial, feminino e periférico, que é sintetizado em sua obra como um corpo cinza. Constrói novas imagens sagradas que rompem com as normas academicistas e com a figura do salvador-homem-branco, explorando elementos cotidianos e ancestrais.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
Abertura da Mostra Altar na Estação das Artes (recorte digital)
Dia(s): 23 de novembro (quinta)
Horário(s): 18h
Local: Estação das Artes (hall da entrada principal) – Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza/CE
Visitação: Quarta a Domingo
Horários:
quarta e quinta | 13h às 21h
sexta e sábado | 9h às 22h
domingo | 9h às 15h
Mais informações: [email protected] / (85) 99622.2023 (WhatsApp)