O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEstudantes Baianos inovam no combate a dengue; entenda

Estudantes Baianos inovam no combate a dengue; entenda

Em um estudo recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi constatado que o Brasil lidera globalmente em casos de dengue. Para investigar essa preocupante situação, estudantes da rede pública de ensino em Candiba, um município no Centro Sul baiano, conduziram uma análise sobre a eficácia de extratos de plantas nativas da Caatinga como larvicida natural no combate ao Aedes Aegypti, o vetor responsável por doenças como dengue, chikungunya e zika.

Plantas abundantes na Caatinga ajudam no combate ao Aedes Aegypti

professor de biologia William Oliveira, orientador do projeto, descreveu o trabalho como uma alternativa sustentável para combater o mosquito. Ele ressaltou que essa abordagem visa solucionar questões de saúde, especialmente o aumento expressivo nos casos de arboviroses, ao mesmo tempo em que considera o impacto ambiental.

- Continua depois da publicidade -

Os pesquisadores destacam que o uso de produtos naturais é menos tóxico em comparação com os fabricados artificialmente. Além disso, a substituição de produtos sintéticos contribui para a preservação do ecossistema, aproveitando as plantas abundantes na Caatinga. Esses extratos naturais têm uma ação rápida, impedindo o desenvolvimento das larvas do mosquito.

mosquitos da dengue
Mosquitos da Dengue foto divulgação

LEIA TAMBÉM:
Ovo de Páscoa nordestino conquista a internet
Aeroporto Internacional de João Pessoa inaugura ampliação
Nordeste é destaque em ranking de capacidade financeira
Governo Federal vai ajudar oito cidades do Nordeste; entenda

larvicida, formulado com extratos da AroeiraPau-Ferro e Umburana, é capaz de eliminar as larvas em menos de 24 horas. Entre os extratos estudados, o da Aroeira se destacou por sua eficácia contra as larvas. A equipe de pesquisa está buscando parcerias para realizar análises fitoquímicas das plantas e, futuramente, produzir o larvicida em grande escala.

Esse projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Antônio Batista, como parte do Programa Ciência na Escola, com o apoio do professor Daniel dos Santos e dos estudantes Ruan DonatoMaria Júlia de Oliveira e Isadora Fernandes.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...