O governador João Azevêdo divulgou nesta segunda-feira (13), durante o programa semanal “Conversa com o Governador”, veiculado em rede estadual pela Rádio Tabajara, a ampliação do programa Primeira Chance para todos os alunos das escolas técnicas, beneficiando mais de oito mil estudantes de 154 escolas da rede estadual de ensino na Paraíba.
Bolsas serão de R$ 500 por mês
Segundo o chefe do Executivo estadual, serão 8.677 estudantes contemplados com as bolsas ao longo de seis meses, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir experiência profissional e responder às exigências do mercado de trabalho. Ele ressaltou que essa iniciativa promoverá um salto qualitativo na formação dos jovens, visto que cerca de 70% dos estagiários são posteriormente contratados pelas empresas.
Sobre o Primeira Chance
O programa Primeira Chance foi lançado em 2019 com o objetivo de facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, apoiando a expansão da Educação Profissional e Tecnológica na Paraíba. Busca-se integrar os estudantes ao ambiente laboral, proporcionar acesso a estágios, oferecer acompanhamento e mentoria, além de contribuir para a atualização dos currículos da educação técnica.
As empresas participantes do Primeira Chance são responsáveis por contratar seguro contra acidentes pessoais em benefício dos estagiários, conceder auxílio transporte quando necessário e designar um supervisor para monitorar as atividades dos alunos.
LEIA TAMBEM:
– Fortaleza recebe evento que visa impulsionar o comércio eletrônico na região
– Estados do Nordeste vivem diminuição dos casos de dengue
– Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP
Já aos estudantes, cabe cumprir a carga horária estabelecida, participar das mentorias quinzenais obrigatórias, respeitar as normas de saúde e segurança do trabalho da empresa e entregar o relatório final do estágio dentro dos prazos determinados pela escola.
Cursos Oferecidos
Os cursos técnicos oferecidos nas escolas estaduais abrangem diversas áreas, como Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.