O governador do Ceará Elmano de Freitas sancionou, nesta segunda-feira (23), a lei que cria o Moto Segura Ceará, um serviço gratuito voltado para o monitoramento e rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas, com o objetivo de facilitar sua recuperação e devolução aos proprietários.
O programa atenderá entregadores e mototaxistas que utilizam a moto como ferramenta de trabalho
De acordo com o governador, o Moto Segura Ceará será lançado oficialmente no dia 30, quando começarão os primeiros cadastros. “Essa ação faz parte da nossa estratégia de Segurança Pública, com o intuito de reduzir furtos e roubos de motos. No dia 30, iniciaremos a instalação dos dispositivos de rastreamento nas motocicletas dos entregadores. Isso permitirá que a Polícia atue rapidamente em casos de furto ou roubo, localizando o veículo com agilidade”, destacou Elmano de Freitas.
O programa, que é uma iniciativa do Executivo Estadual, teve aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará.
O governador também expressou seu agradecimento aos deputados que aprovaram a lei de forma unânime, assim como à equipe do governo envolvida no desenvolvimento do projeto.
Entenda como vai funcionar o Moto Segura Ceará
- O serviço de monitoramento e rastreamento é do Governo do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).
- A Etice será responsável por desenvolver o sistema de rastreamento em tempo real, facilitando a recuperação dos veículos furtados ou roubados pela Polícia.
- O monitoramento terá ativação após a notificação oficial do crime às autoridades policiais por meio dos respectivos canais.
- O programa visa não apenas proteger o patrimônio dos trabalhadores que dependem da motocicleta para o transporte e trabalho. Mas também dificultar o uso de motos roubadas em outros crimes.
- O cadastro no Moto Segura ocorrerá em um aplicativo do Detran-CE.